O TRABALHO DO PEDAGOGO ESCOLAR STRICTO SENSU: UMA PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Livaldo Teixeira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55678

Resumo

Resumo

Esse estudo sobre a organização do trabalho do Pedagogo Escolar tem como objetivo geral, apresentar o labor profissional numa visão que considere a história da formação e atuação e, especificamente, construir uma proposta com princípios coerentes às demandas das instituições de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se da sistematização da experiência com projetos extensionistas, considerando conceitos e reflexões sobre a problemática, fundamentados em uma concepção da educação que ressalta o valor do trabalho pedagógico escolar, e assim, dão suporte à docência e a gestão das instituições educativas. Propomos aqui a integração desse profissional em uma proposta respaldada por fazeres que não dissociam a teoria da prática pedagógica na formação e atuação Stricto sensu. Para tanto, propomos a articulação da prática desse profissional em sete eixos laborais, de maneira a propiciar um contorno capaz de responder as demandas apresentadas de maneira efetiva, e que o pedagogo, tenha maior domínio da especificidade e da natureza da prática na educação escolar.

Palavras-chave:Pedagogo Escolar; Organização do Trabalho Pedagógico; Instituições de Educação Ciência e Tecnologia; Eixos Laborais. 

Biografia do Autor

Livaldo Teixeira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pedagogo do Núcleo Acadêmico-Pedagógico do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ. Atuando na Educação Básica e nos Projetos: Pedagogia Histórico-crítica na Educação Escolar e Pedagogos e a Pedagogia: Ciência, Saberes Pedagógicos e Espaços de Atuação Profissional no Programa Desenvolvimento e Educação - Theotonio dos Santos. (UERJ).

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Teixeira da Silva, L. (2022). O TRABALHO DO PEDAGOGO ESCOLAR STRICTO SENSU: UMA PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(1), 51–71. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55678