RESISTÊNCIAS, AVANÇOS E TENSÕES DO PROJETO SOCIETÁRIO CUBANO NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES

Autores

  • Maria do Carmo Luiz Caldas Leite Universidade Católica de Santos UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55643

Resumo

O legado de Florestan Fernandes traz à tona algumas das interpretações mais relevantes sobre as condições e possibilidades de transformação do projeto societário em Cuba. O pensamento dialético do autor pode ser captado de modo original, desde os desafios abertos pelo passado da sociedade colonial cubana até os primórdios do poder popular. Partindo da afirmação que sua obra integra os estudos mais amplos sobre a Revolução vitoriosa em 1959, por sua vigência, merece ser revisitada. O percurso do presente artigo busca realizar um diálogo entre o sociólogo brasileiro e diversos pesquisadores militantes por um pensamento distanciado do colonialismo cultural, além de expressar reflexões oriundas do trabalho de campo realizado em Cuba pela autora do texto, ao longo das quatro últimas décadas. O relacionamento com professores, alunos e dirigentes das organizações de massa possibilitaram a formulação de uma postura mais profunda acerca da maior das Antilhas. As principais evidências deste exercício apontam que a história da Ilha produziu uma cultura de resistências e uma pedagogia de lutas de características autóctones com claros reflexos nos movimentos revolucionários de nosso continente.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, Universidade Católica de Santos UNISANTOS

Doutoranda em Educação e mestre em Educação pela UNISANTOS; licenciada e bacharel em Física pela PUC-SP.

Professora titular de Física da Unisantos. 

Referências

ACOSTA MATOS, Eliades. El Apocalipsis según San George. La Habana: Ediciones Abril, 2005.

ACOSTA, Tomas Diez. Octubre de 1962: a un paso del holocausto. La Habana: Editora Política, 2008.

BARNET, Miguel. Biografía de un cimarrón. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1977.

BLANCO CASTIÑEIRA, Katiuska. Fidel, el monte en la piel. In: SAXE-FERNÁNDEZ John. Yo soy Fidel: pensamiento y legado de una inmensidad histórica, Saxe-Fernández John. Buenos Aires: Clacso, 2018. p. 21-46

BUCH, Luis M.; SUÁREZ, Reinaldo. Gobierno revolucionario cubano: primeros pasos. La Habana: Ciencias Sociales, 2004.

COMISIÓN DE HISTORIA DEL SINDICATO DE TRABAJADORES DE LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y EL DEPORTE (SNTECD). Un legado ejemplar. Historia del sindicato de los educadores: apuntes. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2002.

CUBA (República de). La Educación en Cuba. In: PEDAGOGÍA 99: Encuentro por la unidad de los educadores. La Habana, 1999.

FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na constituinte: leituras para a reforma política São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Expressão Popular, 2014.

___________ . Da Guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

___________. O Que É Revolução? São Paulo: Editora Brasiliense,1981

___________. Da Guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.

HARNECKER, Marta. Fidel: La Estrategia Política de la Victoria. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2001.

MARTÍ, José. Obras completas. La Habana: Ciencias Sociales, 1975.

MARTÍNEZ HEREDIA, Fernando. El poeta y la revolución. In: El corrimiento hacia el rojo. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 2001, p. 163-179.

PÉREZ JR, Louis A. Cuba en el imaginario de los Estados Unidos. La Habana: Editorial Ciencias Sociales, 2018.

___________ . Ser Cubano: identidad, nacionalidad y cultura. La Habana: Editorial Ciencias Sociales, 2016.

PÉREZ SUAREZ E CANER ROMÁN. Los primeros años de la revolución. Editorial Ciencias Sociales, 2006.

RODRÍGUEZ RIVERA, Guillermo. Por el camino del mar: los cubanos. La Habana: Boloña, 2005.

RAMONET, Ignacio. Cien Horas con Fidel. La Habana: Oficina de Publicaciones del Consejo de Estado, 2006.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2007.

SOSA RODRÍGUEZ, Enrique; PENABAD FÉLIX, Alejandrina. Historia de la educación en Cuba. La Habana: Pueblo y Educación, 1997.

VITIER, Cintio. Ese Sol del mundo moral. La Habana: Centro de Estudios Martianos, 2011.

ZALDÍVAR, Julio César Guanche. A democracia em Cuba. Estudos Avançados. São Paulo, v. 25, n. 72, p. 19-28, agosto 2011.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Leite, M. do C. L. C. (2022). RESISTÊNCIAS, AVANÇOS E TENSÕES DO PROJETO SOCIETÁRIO CUBANO NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(1), 20–50. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55643