Cidade e processos estruturais: reflexões a partir da tragédia socioambiental de Petrópolis - 2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.90533Keywords:
Cidade, Tragédias climáticas, Processos Estruturais, Decisão Judicial, Estudo de CasoAbstract
O texto busca realizar uma reflexão sobre a modalidade processual denominada “processo estrutural”, abordando sua origem e características e a sua possível incidência no Município de Petrópolis por meio de ações coletivas que foram ajuizadas no Município em decorrência dos danos causados pelas chuvas do verão de 2022, que se tornou conhecida como a maior catástrofe socioambiental da cidade, e uma das maiores do país. O objetivo da pesquisa é compreender se as ações civis públicas ajuizadas na esteira da tragédia podem ser entendidas como processos estruturais, examinando seu conceito e características. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio de revisão bibliográfica associada à análise de documentos, sobretudo os autos das ações civis públicas em foco. A pesquisa conta com recursos da FAPERJ.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.