As cidades mais violentas da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.87087Palavras-chave:
Amazônia, cidades, violência, homicídio, sojaResumo
A violência homicida nas cidades amazônicas cresce consistentemente há décadas. A diferença entre a taxa média de homicídios nas cidades amazônicas e no restante do país quebrou recordes em 2022, ficando em 44% - e segue aumentando. A intensificação da violência destrói o acesso de indivíduos, povos e suas comunidades a direitos constitucionais, fragiliza a capacidade de organização da sociedade civil e inviabiliza o exercício efetivo de uma justiça socioambiental democrática. Neste estudo, apresento uma análise estatística descritiva dos dados de homicídios de 1980 a 2022, com o objetivo de apontar os locais mais violentos da região. Utilizando dados de desmatamento e de produção de soja apresento ainda uma análise exploratória que sugere uma associação entre o avanço das fronteiras produtoras de soja e carne e o aumento de homicídios em cidades-chave de pelo menos quatro estados: Rondônia, Pará, Roraima e norte do Mato Grosso. Ao contrário do discurso muito evocado do abandono da Amazônia, demonstro ao final como intervenções coloniais programáticas e políticas tributárias nacionais preocupadas com a soberania comercial estão pressionando as últimas grandes áreas protegidas e expondo a um ponto de não retorno povos e meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.