O direito à moradia para as mulheres chefes de família beneficiárias do PMCMC no município de Curitiba (PR)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.74741Palavras-chave:
Gênero, Direito à moradia, Direito à cidade, Programa Minha Casa Minha Vida, CuritibaResumo
A presente reflexão tem como tema o direito à moradia e à cidade das mulheres chefes de domicílio beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) Faixa 1 em Curitiba e discute em que medida tais direitos foram garantidos na execução do programa nesse município. A investigação que deu origem ao artigo valeu-se de revisão bibliográfica e dados quantitativos e qualitativos, levantados por meio de pesquisa documental e entrevistas com beneficiárias. No marco teórico discute-se sobre o espaço vivido pelas mulheres na casa e na cidade, explorando as relações entre classe, raça e gênero e os níveis e dimensões do fenômeno urbano. Apoiada nesses elementos e perspectivas a territorialização da desigualdade de gênero em Curitiba é caracterizada e analisada. Avalia-se também a execução do PMCMV a partir da vida cotidiana das beneficiárias chefes de família. Os resultados evidenciam, que apesar de contar com avanços importantes, o PMCMV não considerou a vida cotidiana das mulheres beneficiárias. Conclui-se que a garantia do direito à moradia das mulheres passa pela articulação entre política habitacional e urbana e a superação do paradigma alicerçado nas falsas dicotomias que relacionam mulher, trabalho reprodutivo e espaço privado em oposição a homem, trabalho produtivo e espaço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.