Os debates e dilemas existentes em torno das associações de moradores nos loteamentos de acesso controlado e a decisão do Supremo Tribunal Federal no recurso extraordinário nº 695.911
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72129Keywords:
Associação de moradores, Loteamento de acesso controlado, Parcelamento do solo urbanoAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar sob a perspectiva do parcelamento do solo urbano a modalidade do Loteamento de Acesso Controlado, a discussão em torno das associações de moradores, sobre a cobrança de taxas de manutenção e conservação da infraestrutura colocada à disposição dos proprietários e a decisão do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário de nº 695.911. Assim, procura-se responder ao seguinte questionamento: Diante da nova forma de parcelamento do solo urbano, instituída pela lei nº 13.465 de 11 de julho de 2017, o Loteamento de Acesso Controlado, o que mudou com a decisão paradigmática proferida pelo Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário de nº695.911, a respeito da cobrança de taxas de manutenção por parte da associação de moradores? Para tanto o trabalho é dividido em três tópicos. Inicialmente, se demonstrará um panorama histórico da lei do parcelamento do solo urbano e suas recentes modificações. No segundo tópico se abordará a nova modalidade de Loteamento o de Acesso Controlado e, por último os dilemas existentes e as modificações em torno das associações de moradores no Loteamento de Acesso Controlado e a decisão paradigma proferida pela corte do Supremo Tribunal Federal. Para responder o questionamento utiliza-se do método dedutivo, de procedimento monográfico empregando a técnica de pesquisa bibliográfica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.