Populações negras na área de planejamento urbano e regional/demografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.71921

Palavras-chave:

População negra, planejamento urbano, CAPES, Cidade, Inclusão

Resumo

Historicamente as populações negras no Brasil apresentam os marcadores sociais mais baixos; séculos de escravização aliados a políticas pouco inclusivas colocaram esse grupo social a margem das discussões da sociedade, especificamente, dos debates acerca do planejamento urbano e direito a cidade. A área PLURD/CAPES rege os cursos de pós-graduação stricto sensu demarcando os parâmetros da produção intelectual na área de Planejamento urbano e regional/Demografia. Assim, é objetivo analisar como tal área vem abordando temáticas referentes às populações negras, para tanto analisamos os nove cursos mais bem avaliados pela CAPES (notas 5, 6 e 7); selecionamos os docentes permanentes e fizemos levantamento no currículo lattes, a fim de, verificar a produção relativa à temática. Os dados foram tabulados por estatística descritiva e via o software WebQDA. De forma geral, vemos que os cursos da FURB e UFMG são os que mais produzem nessa vertente, na contrapartida, os cursos da PUC/PR e da UNISC não produzem nada. Qualitativamente percebemos que os trabalhos ainda carecem de identidade da área PLURD, flertando com temas no limiar da Educação, Sociologia etc. Consideramos que, ainda existe a necessidade dos cursos de pós-graduação nessa área reconhecerem a urgência em pensar o planejamento urbano para essa população.

Biografia do Autor

Mauro Torres Siqueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins/Tocantinópolis

Docente do programa de mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Doutor em Educação pela USP. Mestre em Serviço Social pela UNESP.  Graduado em História e Pedagogia pela UNESP.

Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Norte do Tocantins/Araguaína

Docente do programa de mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais  e do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Doutor e Mestre em História pela UNESP. Graduado em História pela UFOP.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins/Araguaína

Docente do programa de mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais  e do curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Doutora em Psicologia pela USP. Mestre em Educação pela UNICAMP. Graduada em Psicologia pela UNESP.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Siqueira, M. T., Pacifico Filho, M., & Borges, T. P. (2025). Populações negras na área de planejamento urbano e regional/demografia. Revista De Direito Da Cidade, 16(3), 196–226. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.71921

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos