Populações negras na área de planejamento urbano e regional/demografia
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.71921Palavras-chave:
População negra, planejamento urbano, CAPES, Cidade, InclusãoResumo
Historicamente as populações negras no Brasil apresentam os marcadores sociais mais baixos; séculos de escravização aliados a políticas pouco inclusivas colocaram esse grupo social a margem das discussões da sociedade, especificamente, dos debates acerca do planejamento urbano e direito a cidade. A área PLURD/CAPES rege os cursos de pós-graduação stricto sensu demarcando os parâmetros da produção intelectual na área de Planejamento urbano e regional/Demografia. Assim, é objetivo analisar como tal área vem abordando temáticas referentes às populações negras, para tanto analisamos os nove cursos mais bem avaliados pela CAPES (notas 5, 6 e 7); selecionamos os docentes permanentes e fizemos levantamento no currículo lattes, a fim de, verificar a produção relativa à temática. Os dados foram tabulados por estatística descritiva e via o software WebQDA. De forma geral, vemos que os cursos da FURB e UFMG são os que mais produzem nessa vertente, na contrapartida, os cursos da PUC/PR e da UNISC não produzem nada. Qualitativamente percebemos que os trabalhos ainda carecem de identidade da área PLURD, flertando com temas no limiar da Educação, Sociologia etc. Consideramos que, ainda existe a necessidade dos cursos de pós-graduação nessa área reconhecerem a urgência em pensar o planejamento urbano para essa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.