Ocupação do território em áreas costeiras: proposta de gestão e ordenamento de zona costeira - uma oportunidade para o planejamento urbano
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.65109Keywords:
Gestão integrada, Ordenamento territorial, Zona costeira.Abstract
O incremento populacional na zona costeira tem sido observado como como uma tendência mundial. Embora seja um reflexo do desenvolvimento, a ocupação desses espaços, na maioria das vezes, ocorre de maneira desordenada, provocando conflitos de uso do solo urbano e degradação ambiental. No Brasil, por força constitucional de sua conformação federativa, instituiu-se uma legislação que orienta o uso e ocupação e a conservação dos recursos naturais desse espaço, além da elaboração de planos, programas e projetos no âmbito federal, estadual e municipal. Este trabalho visa verificar a situação do ordenamento costeiro considerando o processo de integração das políticas de planejamento de uso e ocupação e o gerenciamento da zona costeira. Para tanto, realizou-se levantamentos bibliográficos da União, do Estado e do Município. Com base nestes elementos, apresenta-se modelagem de gestão integrada do espaço costeiro considerando-se, como referência o Projeto Orla. Esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão para o fortalecimento do processo de gestão das cidades costeiras e a concepção de estratégias destinadas a conter avanços nos processos de degradação costeira com o fortalecimento da participação da sociedade civil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.