Zonas especiais de interesse social na crise política e sanitária: disputa em torno do direito à moradia e à cidade em Salvador e Recife – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2021.64643Palavras-chave:
Zonas Especiais de Interesse Social. Direito à Moradia. Direito à Cidade. COVID-19. Crise sanitária.Resumo
Resumo
A Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia da COVID-19 como emergência sanitária, recomendando o distanciamento social como medida para conter a expansão da doença. Essa diretriz convoca o direito humano fundamental à moradia e, contraditoriamente, expõe as restrições ao exercício desse direito nos territórios populares. Para melhor compreender essa relação, este artigo recupera as trajetórias do instrumento da Zona Especial de Interesse Social em Salvador e Recife, municípios precursores da concepção do instrumento, e problematiza a sua implementação frente ao contexto de crise política e sanitária e ao desmonte da política urbana no Brasil, ao que corresponde a expansão das fronteiras imobiliárias nessas áreas. Tem como objetivo analisar, face às urgências impostas pela pandemia, os valores e sentidos atribuídos às ZEIS, os processos de afirmação e sustentação jurídica do instrumento e atributos capazes de inferir o alcance da sua implementação. Trata-se de estudo qualitativo, lastreado em pesquisa documental, na revisão bibliográfica e apoiado em técnicas de geoprocessamento. Os resultados comprovam a validade e importância do instrumento nas disputas pela consolidação simbólica e material dos territórios, ao tempo em que acena para uma hermenêutica emancipatória do instrumento, construída na práxis dos agentes sociais nos territórios e na esfera estatal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.