De um espaço segregado para outro: as relações entre periferia e prisão
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.63800Keywords:
Sistema penal, Espaço periférico, Cárcere, Urbanização, RacismoAbstract
O presente trabalho visa estudar e compreender como ocorre a relação complexa entre o espaço periférico e o cárcere, analisando de que forma esses dois espaços aparentemente sem vínculo podem estar relacionados. Como hipótese, cria-se que o espaço periférico concentra as vulnerabilidades utilizadas pelo sistema penal nos processos de criminalização. A pesquisa objetivou apresentar o contexto de urbanização brasileira e as suas desigualdades, o sistema penal e a seletividade discriminatória dos processos de criminalização que levam ao cárcere e de que forma estes espaços se interligam. A conclusão encontrada foi de um complexo sistema de retroalimentação do cárcere pelo espaço periférico e vice-e-versa, confirmando a hipótese imaginada para o problema. A metodologia consistiu na utilização do método dedutivo, abordando qualitativamente os levantamentos bibliográficos acerca dos processos de urbanização e do cárcere do Brasil, refletidos nas estatísticas carcerárias encontradas em levantamento documental.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.