Smart cities na sociedade 5.0 e direitos humanos: experiência da e-estônia
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.61999Palavras-chave:
Smart cities, tecnologia 5G, sociedade 5.0, e-Estônia, direitos humanos.Resumo
A aproximação da utilização ampla e popular da tecnologia 5G, iniciada, primeiro, comercialmente no ano de 2020, é visto como um momento inovador e esperançoso para as sociedades. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desenvolvidas ao longo das últimas revoluções tecnológicas observarão o alargamento de suas potencialidades, a ultra velocidade e o surgimento de novos objetivos na Sociedade 5.0. A presente pesquisa, por meio bibliográfico, se propõe a analisar a utilização prática da tecnologia 5G dentro das Smart Cities e indagará quais os impactos do 5G, num contexto específico de cidades urbanas, para os Direitos Humanos, sobretudo as preocupações com a privacidade e a segurança. Para isso, empregaremos uma abordagem de análise prática numa das cidades mundiais mais inteligentes e com uma maior quantidade de informações oficiais: a Estônia. No entanto, conforme restou demonstrado, apesar da aplicação do novo conceito da Sociedade 5.0 na Estônia, fundamentada em princípios éticos e na transparência, observa-se a possibilidade de impactos aos Direitos Humanos, como a violação ao direito à privacidade e a segurança, a prática discriminatória decorrente de mecanismos de Inteligência Artificial, problemas democráticos entre outros que poderão surgir com a implementação das Smart Cities.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.