"Quem só passa de carro não conhece nada daqui": considerações sobre cotidiano, desigualdade e sociabilidade no Bexiga (SP) contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.61872Palavras-chave:
pertencimento, sociabilidade, identidade, cotidiano, segregação.Resumo
O artigo tem como objetivo o estudo das relações de pertencimento e das percepções do espaço no Bexiga, Distrito da Bela Vista, região central de São Paulo, no início do século XXI. Para isso, tem como método entrevistas qualitativas com moradores, observação participante e a articulação de referências da literatura dos estudos urbanos e dos Estudos Culturais. Os resultados mostram vivências complexas e permanências no tempo, 140 anos após a fundação do Bairro e após décadas de espoliação urbana e transformações, destacando-se nesse panorama as assimetrias de acessos, a formação de comunidades, a existência de territórios, a importância das relações e o protagonismo da rua. Observa-se que as experiências transcorridas ali disputam um imaginário e uma identidade de centro – ou de bairro como um produto turístico, sem contradições – continuamente forjados para a Cidade. O artigo tem como principal contribuição considerações sobre o papel do espaço vivido e das práticas da rotina no tensionamento de discursos hegemônicos sobre São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.