Conveniência da imposição de estudos de impacto de vizinhança e as medidas compensatórias, mitigatórias e retributivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.61380Palavras-chave:
Plano diretor, legislação urbanística, EIV, compensação e retribuição, desvio de finalidade.Resumo
O presente texto tem como propósito a discussão da utilização do estudo de impacto de vizinhança (EIV) como instrumento de efetivação e controle de atividades e empreendimentos impactantes e como a legislação urbanística o faz em face das conveniências econômicas geradas por empreendimentos públicos ou particulares. Por meio do método hipotético-dedutivo, será debatido de como o plano diretor e atos normativos podem estabelecer regras adequadas aos interesses municipais preservando interesses coletivos. No trabalho se fará revisão bibliográfica e terá como base a legislação vigente. A proposta é verificar como os projetos submetidos às municipalidades podem ser objeto de medidas compensatórias, mitigatórias e retributivas e a necessidade de serem consignadas no plano diretor e legislação municipal. A administração municipal, em face desses fatores e de interesses futuros, deve guiar-se com margem decisória responsável de forma a compatibilizar a atividade econômica com o que especificou serem funções socioambientais da cidade. O texto sublinha nas considerações finais que nem sempre essa conciliação de interesses públicos e privados existe de fato e que podem ocorrer desvios que não atendam o interesse coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.