Universidade e combate ao lixo do mar / University and combating marine debris

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DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2022.48463

Resumo

Resumo

A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar, atribuem às Universidades brasileiras o planejamento e execução de programas permanentes de educação ambiental formal e não-formal. Assim, propõe-se analisar o Projeto Praia Linda, Praia Limpa, da Universidade de Fortaleza, enquanto prática educativa ambiental não-formal, capaz de promover a solidariedade e a consciência ecológica dos estudantes. Observa-se que o projeto em questão deve ser classificado como uma atividade extensionista, de educação ambiental não-formal que alcança alunos, professores, colaboradores e a própria sociedade civil como um todo. Trata-se de pesquisa teórica, exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Agenda 2030. Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar. Universidade. Cooperação. Governança para a Sustentabilidade.


Abstract

The 2030 Agenda, of the United Nations, and the National Plan to Combat the Garbage of the Sea, determine that Brazilian Universities must plan and execute permanent programs of formal and non- formal environmental education. Through this study, the Praia Linda, Praia Limpa Project, from the University of Fortaleza, is analyzed as a non-formal environmental educational practice, focused on solidarity and ecological awareness. It is observed that this project must be classified as an extension activity of non-formal environmental education that strengthen students, teachers, collaborators and the civil society in collaborative partnership. This research is theoretical, exploratory, qualitative, bibliographic and documentary.

Keywords: Agenda 2030. National Plan for Combating Sea Waste. University. Cooperation. Governance for Sustainability.

Biografia do Autor

Liane Cavalcante Araujo, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016-2020). Bolsista FUNCAP-CAPES/BRASIL. Pesquisadora dos Grupos REPJAAL e GEPEDI, ambos da Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2014). Especialista em Direito Processual: Grandes Transformações pela UNISUL (2009). 

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação em Educação (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994), doutorado em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza, do programa de pós-graduação direito constitucional e do programa de pós-graduação administração. Pesquisas e publicações nas áreas: Ensino jurídico; Educação digital; Educação ambiental; Direito à educação; sustentabilidade; inclusão; Acessibilidade; Tecnologias disruptivas no direito e Compliance sócio ambiental. Membro titular da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e membro efetivo da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Funcap por um período de dois anos a contar de janeiro de 2019. 

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

Araujo, L. C., & Tassigny, M. M. (2022). Universidade e combate ao lixo do mar / University and combating marine debris. Revista De Direito Da Cidade, 14(2), 1255–1275. https://doi.org/10.12957/rdc.2022.48463