Educação ambiental: um itinerário para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades / Environmental education: a challange for the preservation of the environment and the quality of life in the cities
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2020.42078Resumo
Resumo
O presente artigo faz uma discussão acerca da utilização da educação ambiental para a sustentabilidade do meio ambiente e a qualidade de vida da população, tendo em vista, que desvendar a dinâmica ambiental através das múltiplas ações dos atores envolvidos é essencial neste processo. Portanto, os estudos acerca do meio ambiente, em particular, inserem-se de modo especialmente relevante no debate contemporâneo. Por conseguinte, esta pesquisa teve como objetivo principal enfocar a importância da utilização da educação ambiental para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. Com vistas a alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa está alicerçada em um viés qualitativo em que os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica e documental, que são essenciais para subsidiar todas as etapas de um trabalho científico. Desse modo, esta pesquisa permitiu percebermos que é prioritária as mudanças de posturas, de hábitos e de costumes em relação aos problemas ambientais e que a educação ambiental se projeta como um mecanismo de grande relevância para a formação de sociedades ecologicamente equilibradas e em harmonia com meio ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Preservação Ambiental; Qualidade de vida. Sustentabilidade. Cidades.
Abstract
This article discusses the use of environmental education for the sustainability of the environment and the quality of life of the population, in order to unravel the environmental dynamics through the multiple actions of the actors involved, it is essential in this process. Therefore, studies on the environment, in particular, are particularly relevant in the contemporary debate. Therefore, this research had as main objective to focus the importance of the use of environmental education for the preservation of the environment and for the quality of life in the cities. In order to reach the proposed objective, this research is based on a qualitative bias in which methodological procedures adopted were the bibliographical and documentary revision, which are essential to support all stages of a scientific work. Thus, this research allowed us to perceive that priority is given to changing postures, habits and customs in relation to environmental problems and that environmental education is projected as a mechanism of great relevance for the formation of ecologically balanced societies and in harmony with the environment.
Keywords: Environmental Education; Environmental Preservation; Quality of life. Sustainability. Cities.
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