INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS - IFRS: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE SOBRE A NOVA CONTABILIDADE E O IMPACTO DESSA NA CONTROLADORIA
DOI:
https://doi.org/10.12979/8191Keywords:
Convergência Contábil, IFRS, Controladoria, Profissionais Contábeis.Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos profissionais de contabilidade sobre as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) e o impacto dela na controladoria. Para isso, optou-se pelo método de estudo de caso, no qual foi aplicado um questionário de múltipla resposta aos profissionais de contabilidade da cidade de São João del-Rei, e cujo resultado foi analisado quanti-qualitativamente. A elaboração e a análise desse questionário foram fundamentadas nos trabalhos de Brito et al (2001), Cantelli e Dornelles (1997), Cantelli (2001) e Antunes et al. (2012) sobre o tema. Assim, esse artigo encontra-se estruturado em cinco tópicos. O primeiro consiste na introdução da questão norteadora deste estudo, enquanto o segundo apresenta o referencial teórico e o terceiro descreve a metodologia adotada. O quarto expõe os dados e resultados obtidos nos questionários, através de gráficos e de uma análise descritiva dos mesmos. E, finalmente, o quinto tópico traz algumas considerações e conclusões sobre a pesquisa realizada. Em geral, observou-se que os contadores de São João del-Rei possuem uma percepção boa em relação as novas mudanças ocorridas com a IFRS.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.