SALÁRIOS ALTOS, BÔNUS ASTRONÔMICOS E STOCK OPTIONS: O QUE EXPLICA AS ELEVADAS REMUNERAÇÕES EXECUTIVAS?
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34050Keywords:
Remuneração executiva, Teoria da agência, Remuneração fixa, Remuneração variávelAbstract
O artigo tem como objetivo identificar os efeitos de algumas variáveis selecionadas sobre a remuneração dos executivos nas empresas brasileiras. Para a realização desta pesquisa foram coletadas informações do item 13.2 dos Formulários de Referência e do Economática de 272 empresas brasileiras de capital aberto com ações na BM&FBovespa. Foram elaboradas três hipóteses, destacando como variável dependente a remuneração – fixa, variável e total – e tendo como variáveis independentes fatores como o tamanho das empresas, o setor de atuação e o seu segmento de negociação na bolsa. As análises dos dados através das regressões apontaram evidências de que a remuneração média dos executivos se relaciona positivamente com o tamanho da empresa, que alguns setores de atuação remuneram melhor seus executivos do que outros e que os segmentos de listagem Novo Mercado e Nível 2 pagam mais aos seus diretores.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.