COMPARAÇÃO DA ACURÁCIA DE ANALISTAS COM O MODELO DE OHLSON-JUETTNER (OJ) NO MERCADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12979/9472Keywords:
Finanças, avaliação de empresas, analistas de mercadoAbstract
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o grau de acurácia dos modelos de avaliação baseado em informações contábeis e do preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, quando comparados ao valor real da ação. Para chegar às conclusões do trabalho, foi utilizada uma abordagem quantitativa que, por meio de testes estatísticos, buscou verificar qual dos resultados, dentre o indicado pelo modelo de avaliação baseado em informações contábeis Ohlson-Juettner (OJ) e o fornecido pelos analistas de mercado, ficou mais próximo ao valor real da ação. A amostra utilizada para a realização do estudo continha as empresas listadas no Índice Brasil (IBrX), com informações financeiras no período de 2004 a 2011, que geraram preços alvo de 2005 a 2012. O teste dos sinais, que foi o teste estatístico utilizado, mostrou uma maior similaridade entre o valor da ação e o modelo de precificação baseado em informações contábeis OJ quando comparado ao preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, o que foi corroborado pelo teste dos sinais com postos de Wilcoxon, utilizado como contraprova. Uma das possíveis explicações para o resultado se deve ao fato das previsões dos analistas de mercado serem demasiadamente otimistas frente ao valor da ação nas datas de análise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.