AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DO MERCADO DE CAPITAIS DE EMPRESAS DO BRICS
DOI:
https://doi.org/10.12979/32366Περίληψη
Este estudo objetivou avaliar o ranking de empresas pertencentes ao BRICS considerando os indicadores de mercado de capitais. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreendeu todas as empresas pertencentes ao grupo BRICS. A amostra constituiu-se de 299 empresas do Brasil, 636 da Rússia, 1.195 da Índia, 1.807 da China e 271 empresas da África do Sul. O período de análise compreendeu os anos de 2011 a 2015. Para a análise dos dados aplicou-se o método multicritério MOORA. Os resultados revelaram que as empresas que lideraram oranking foram: Ferrovia Centro Atlântica (Brasil), Enel Rossiya (Rússia), Tide Water Oil Co India (Índia), Tonghua GoldenHorse Pharmaceutical Industry (China) e Indequity Group (África do Sul). Esta pesquisa comprovou a aplicabilidade, potencialidade e flexibilidade do método MOORA, visto que foi possível identificar as posições das empresas frente à análise dos indicadores de mercado de capitais e ainda, resolver um problema de tomada de decisão em um cenário complexo, como é o caso do mercado de capitais. Este estudo contribui para os analistas de mercado, corretoras, gestores de carteiras e fundos globais que estão diretamente envolvidos na avaliação de ações e no desenvolvimento de estratégias globais de alocação de ativos e reguladores financeiros.Λήψεις
Δημοσιευμένα
2018-01-22
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Degenhart, L., Hein, N., Hein, A. K., & Vogt, M. (2018). AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DO MERCADO DE CAPITAIS DE EMPRESAS DO BRICS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(2), 76–91. https://doi.org/10.12979/32366
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.