ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS EFEITOS DA LEI SARBARNES – OXLEY NAS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE POSSUEM ADRs
DOI:
https://doi.org/10.12979/21069Keywords:
Fraudes Contábeis, SOX, ADR, Impactos em empresas brasileirasAbstract
Como reação a escândalos envolvendo companhias abertas americanas foi sancionada em 2002 a Lei Sarbanes-Oxley(SOX) a qual visou recuperar a credibilidade do mercado de capitais americano. A lei versa sobre governança corporativa, controles internos e estabelece penalizações para administradores, auditores, advogados e analistas de mercado. Os efeitos desta lei alcançam companhias de outros países que possuam ADR´s (American Depositary Receipts) que são títulos de empresas estrangeiras negociados no mercado americano. O objetivo principal deste trabalho foi uma pesquisa acerca da percepção das empresas brasileiras, que possuem ADR´s. A metodologia combinou uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa com 25 empresas brasileiras que possuem ADR´s. Para tanto foi utilizado um questionário aplicado aos profissionais de governança das empresas. Os resultados mostraram que a percepção das empresas é de que a SOX contribui para a boa governança sendo mais exigente que a legislação brasileira aplicável, tendo potencial inibidor de fraudes, aumentando a exigência por parte das auditorias, contribuindo para o aumento do valor da companhia, melhorando a qualidade das demonstrações e inibindo comportamentos inadequados por parte de dirigentes e auditores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.