MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Marcel Pezenatto da Silva UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Sérgio Murilo Petri UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.12979/15963

Palavras-chave:

Mensuração do Valor Contábil da Marca, Ativo Intangível, Controle Contábil

Resumo

Este artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa.

 

Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil.

Biografia do Autor

Marcel Pezenatto da Silva, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Sérgio Murilo Petri, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

Silva, M. P. da, & Petri, S. M. (2017). MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(2), 67–86. https://doi.org/10.12979/15963

Edição

Seção

Artigos