POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS:

O Museu das Lembranças de Chatila e suas possibilidades educativas

Authors

  • Renata Nascimento y Mansour UNIRIO
  • Maria Amélia Reis UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2024.81593

Abstract

This work examines the educational aspects observed in the Memories Museum of o Shatila, a Palestinian refugee camp located in Beirut, Lebanon, after the Sabra and Shatila massacre in 1982. We focus on the way in which the “museum”, through the set of feelings and emotions translated in relation to the memory objects collected and exposed by refugees, carry out their educational processes of dynamization and agency, making these objects, heritage capable of guaranteeing the permanence in time of memory references of destitute people, stripped of their rights fundamental. It is about bringing about, through global problems, under the universal prism of justice and human rights, in dialogue with Brazilian cultural policies, educational methodologies in museums, capable of building identity consciousness in patrimonialization processes. democratic, participatory and emancipatory. We thus seek to expand the links between Heritage, Museums and Education for the formation and promotion of citizenship, social, human and cultural rights and to support the development of museologies committed to ethics and social transformation.

References

ALI, Mahmoud El. Refugees disconnected from state provided security. Palestinians refugees in camps in Lebanon: a controversial autonomy. Civil Society on Community Security. Vol. 5. Security when the state fails; Community Responses to Armed Violence. In: The Hague Conference – 30-31 May, 2005. Pax Christi Netherlands. ISBN 9966703349.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Editora Brasiliense: São Paulo, 1985.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Assírio & Alvim: Lisboa, 2010.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, pp. 329-376, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acessado em: 7 mar. 2021.

BRASIL. Decreto n.° 3.551/2000, de 4 de agosto 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%203.551%2C%20DE%204,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 7 mar. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_216_.asp. Acesso em: 7 mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014. Institui a Política Nacional de Cultura Viva. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2011-2014/2014/lei/l13018.htm. Acesso em 07 de mar.2021.

BRULON, Bruno. Provocando a Museologia: o pensamento geminal de Zbyněk Z. Stránský e a Escola de Brno. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 25 (1). Jan-Apr, 2017, p. 403-425. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0114 . Acesso em: 24 mar. de 2024.

CHAGAS, Mario de Souza. Patrimônio é o caminho das formigas. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 47, p. 175-214, 2015.

CHAUÍ, Marilena. Uma opção radical e moderna: Democracia Cultural. In: RUBIM, Albino (Org.). Política cultural e gestão democrática no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, p.55-80, 2016.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural: o direito à cultura. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

DAMÁSIO, Antônio. O livro da consciência: a construção do cérebro consciente. Santos LO, tradutor. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores; 2010.

ECO, Umberto. Cinco escritos morais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

FALQUET, J. Repensar as relações sociais de sexo, classe e "raça" na globalização neoliberal. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v.13, n.1/2, p.121-142, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 42ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1970. 17ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In.: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Org. BENJAMIN, Walter. Editora Brasiliense: São Paulo, 2012.

GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. Teorias antropológicas e objetos materiais. In: GONÇALVES, J. (Org.). Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

HASSAM, Waïl S.. Arabs and the Americas: A Multiligual and Multigenerational Legacy. Review Literature and Arts of the Americas. Issue 99, Vol. 52, Nº 2, December 2019.

HJAVARD, Stig. A Midiatização da Cultura e da Sociedade. RS: Unisinos, 2014.

ICOM, Código de Ética Lusófono, 2009. Disponível em: https://icom.org.br/wp content/themes/colorwaytheme/pdfs/codigo%20de%20etica/codigo_de_etica_lusofono_iii_2009.pdf . Acesso em: 24 mar. de 2024.

ICOM, Código de Ética para Museus, 2006. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=30 . Acesso em: 24 mar. de 2024.

KAPELIOUK, Amnon. O massacre de Sabra e Chatila. Belo Horizonte: Editora Vega, 1983.

KOERMAN, Gabriela Faerman. “Nunca mais, pare quem?”: os trabalhos de memória em um programa educacional sobre o Holocausto. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Le patrimoine populaire palestinien face aux tentatives sionistes d’ usurpation. O.L.P. Département de L’ Information et de L’Orientation Nationale: Bayrouth / Liban (SEM DATA).

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Boitempo: São Paulo, 2005.

MASALHA, Nur. Palestina: quatro mil anos de história. Editora MEMO: São Paulo, 2023.

MENDONÇA, Elizabete de Castro. Processos de patrimonialização e musealização no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial: Desafios e potencialidades para a salvaguarda de bens registrados (Brasil). Ensaios e Práticas em Museologia. Porto, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, DCTP, 2016, vol. 6, pp. 50-64. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15885.pdf. Acesso em: 12 de mar. 2023.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90. Porto Alegre, v. 15, n. 27, pp. 233-255, jul. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/viewFile/6745/4047. Acesso em: 7 de mar. 2021.

PAPPÉ, Ilan. A limpeza étnica da Palestina. São Paulo: Editora Sundermann, 2016.

PAPPÉ, Ilan. Dez mitos sobre Israel. Rio de Janeiro: Tabla, 2022.

PERICÁS, Luiz Bernardo, COGGIOLA, Osvaldo. Expansionismo e guerra no Oriente Médio. Guerra Israel – Palestina e crise mundial. Editora Livraria da Física: São Paulo, 2024.

PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Árabes no Rio de Janeiro: uma identidade plural. Rio de Janeiro: Editora Cidade Viva, 2010.

QUEROL, Lorena Sancho. PARTeCIPAR: ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios de participação cultural em museus. Etnicex: Revista de estúdios etnográficos, n. 8, p. 83-100, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/481893. Acesso em: 12 jan. de 2024.

REIS, Maria Amelia de Souza, PINHEIRO, Maria do Rosário. “Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões” MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO - vol.II no 1 - jan/jun de 2009, p. 36-46. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus. Acesso em: 6 mai. de 2023.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SAID, Edward. A Questão Palestina. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

SCHEINER, Tereza Cristina. O museu como processo. Cadernos de diretrizes Museológicas 2: mediação em museu: curadorias, exposições, ação educativa. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Museus, 2008.

STRÁNSKÝ, Zbyněk Zbyslav. Sobre o tema “Museologia – ciência ou apenas trabalho prático?”. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST p. 101-105, 1980, Tradução: T. Scheiner (2008). Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/10 . Acesso em: 24 mar. de 2024.

TAMASO, Izabela. A Expansão do Patrimônio: novos olhares sobre velhos objetos, outros desafios.... Sociedade e Cultura, UFG, v. 8, n.n. 2, p. 13-36, 2005. http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/TAMASO_Izabela_A-expansao-do-patrimonio.pdf . Acesso em: 26 jan. de 2024.

TORRINHA, Francisco. Dicionário Latino-Português. Editora Maranus: Porto, 1945.

UNESCO. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2002. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147273 . Acesso em: 26 jan. de 2024.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90. Porto Alegre, v. 15, n. 27, pp. 233-255, jul. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/viewFile/6745/4047. Acesso em: 7 de mar. 2021.

VARGENS, João Baptista M. Léxico português de origem árabe: subsídios para os estudos de filologia. Rio Bonito: Almádena, 2007.

VARGENS, João Baptista M.. Árabes cristãos e negros muçulmanos: culturas em contato no Brasil. Escritos dispersos. Rio Bonito: Almádena, 2022.

Published

2024-04-15

How to Cite

Nascimento y Mansour, R., & Reis, M. A. (2024). POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: : O Museu das Lembranças de Chatila e suas possibilidades educativas. Revista De Comunicação Dialógica, (11), 74–93. https://doi.org/10.12957/rcd.2024.81593