Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço de 1,5 (um e meio); usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Respeitando a composição proporcional de 80% de doutores e os restantes 20% de mestres e demais titulações, serão aceitos para publicação na RCD os seguintes trabalhos:


a) artigos: relacionados à temática da Revista e apresentados sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;

b) resenhas: de livros, teses, dissertações e filmes. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista;

c) relatos de experiências de comunicação dialógica: relatos de militantes ou pesquisadores sobre suas vivências no campo da comunicação dialógica.

Serão aceitos artigos em português, inglês ou espanhol, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es). Caso o idioma original do autor não seja nenhum dos três citados, a obra deve ser traduzida para o português para ser aceita.

 

Os trabalhos da Revista de Comunicação Dialógica deverão seguir a seguinte extensão:

a) artigos: entre 15 e 30 páginas, incluindo as referências;

b) resenhas: entre 3 e 8 páginas;

c) relatos de experiência: entre 3 e 10 páginas;

d) entrevistas: entre 5 e 10 páginas.

 

Os artigos deverão ser editados em MS Office 2003 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à direita.


O título do trabalho (no idioma do artigo e um correspondente em inglês) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas.


O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no idioma do artigo com seus correspondentes em inglês (abstract e keywords). Cada resumo deve ter um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples, acompanhado de uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

 

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução e conclusão ou considerações finais.

Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência (ABNT NBR 14724-abril/2011). As tabelas devem ser elaboradas de acordo com a Norma de Apresentação Tabular do IBGE e devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações devem apresentar título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato TIFF ou JPG, já inseridas no corpo do texto, com indicação da fonte na parte inferior.

 

As notas devem ser inseridas no rodapé da página com fonte tamanho 10.

 

As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman fonte tamanho 10.

 

Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:

 

- sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Russo (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).


Agradecimentos devem estar após as referências bibliográficas e antes das notas.

 

- Livros:

AUTOR(ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc).Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.

Exemplo: SILVA, José Graziano da. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. 192p.

 

- Dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

Exemplo: MARAFON, Glaucio José. A dimensão espacial do complexo agroindustrial soja no estado do Rio Grande do Sul. 1998. 225f. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988.

 

- Capítulos de livro:

AUTOR(ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: HAESBART, Rogério. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 353p. p. 165–205.

 

- Trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR(ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo: RUA, João. Transformações sócio-espaciais do rural fluminense. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 14., 1998, Presidente Prudente. Comunicações... Presidente Prudente: UNESP, FCT, 1998. p. 300–301.

 

- Artigos de revistas

AUTOR(ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.

Exemplo: FERREIRA, Assuério. Migrações internas e subdesenvolvimento: uma discussão. revista de Economia Política, São Paulo, v.6, n.1, p. 98-124. ja.n/jun. 1986.

 

- Filmes

Conforme a NBR 6023 (ago. 2002), na referência de filme deve constar as seguintes informações: título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas. Para referenciar vídeos disponíveis na Internet, lembre-se primeiro de indicar apenas as fontes lícitas, ou seja, certifique-se que o vídeo foi publicado pelo titular dos direitos autorais ou por quem está legalmente autorizado a fazê-lo.

 

- Informação obtida via CD-ROM:

AUTOR(ES). Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas.

Exemplo: CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

 

- www: 

AUTOR(ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso.

Exemplo: MOARES, Antonio Carlos R. de. O território brasileiro no limiar do século XXI. Disponível em: www.geografia.igeo.uerj.br/dgeo/geouerj1h/tonico.htm. Acesso em: 30 maio 2000.


OBS: Todos os arquivos submetidos à Revista devem possuir no máximo 4Mb.


É necessário que no ato de submissão os auores e coautores informem o número do ORCID e suas filiações.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Essa seção é destinada a resenhas de todo e qualquer tipo de produtos culturais (filmes, livros, peças teatrais, obras de artes pláticas, performances, desfile de escola de samba etc). 

Relatos de Experiência

Esta seção refere-se a relatos de exepriências de pesquisadores ou militantes relacionadas ao escopo da Revista. São textos mais coloquiais, que informam experiências ou relatos de campo de pesquisadores.

Diálogos

Esta seção refere-se a entrevistas relacionadas ao escopo da Revista, sejam estas realizadas por encomenda a representantes da RCD ou por quaisquer autores, seja com um ou mais entrevistados. Deve conter o nome de todos os interlocutores, data de realização e breve descrição das condições nas quais ocorreu o diálogo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.