“MANGÁS SURDOS”: uma proposta de elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2022.66567Keywords:
alunos surdos, língua portuguesa como segunda língua, material didático, gêneros discursivos, mangá.Abstract
O presente artigo tem como objeto apresentar a proposta metodológica que embasa a elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, para alunos surdos. O foco recai, especialmente, no gênero discursivo mangá, as suas características principais e as diferenças em relação às histórias em quadrinhos ocidentais. Além disso, busca-se promover a difusão de mangás que tematizam a questão dos surdos e as línguas de sinais envolvidas, quais sejam, a Libras e a Língua de Sinais Japonesa (LSJ).
References
BAALBAKI, A, C. F.; NOGUEIRA, T. T. O trabalho com gêneros e a produção de materiais didáticos: uma experiência extensionista no campo da surdez. In: FREITAS JUNIOR, R.; SOARES, L. A. A.; NASCIMENTO, J. P. S. (Org.). Aprendizes surdos e escrita em l2: reflexões teóricas e práticas. Rio de Janeiro: PPLEN-Faculdade de Letras (UFRJ), 2021, v. 2, p. 131-144.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: __. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.
BRAGA, G. V.; SPADETTI, M. G. Os mangás como estratégia didática. Encontro Latino Americano de Pós Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 2011. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0149_0473_01.pdf>. Acesso em: 30 março 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], 7 Brasília, DF, 04 ago. 2021.
COÊLHO, C. T. NASCIMENTO, E. L. Mangá: uma ferramenta didática para multiletramentos. In: Anais XVIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. Londrina: UEL, 2010. p.389-408.
DIAS, R. ; BARBOSA, E. R. A. Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa. THE ESPECIALIST, v. 41, p. 01-22, 2020.
FARIAS, S. P. Ao pé da letra não! Mitos que permeiam o ensino de leitura para os surdos. In: QUADROS, R. M.(org.). Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006, p. 252-283.
FREITAS, R. M. S.; MELO, E. S. de; NÓBREGA, P. V. A. Possibilidade de leitura de tirinhas para alunos surdos. In: FARIA, E.; SILVA, W. R. Alfabetizações. Pontes Editores, 2022, p. 330-347.
GESUELI, Z. M.; ALMEIDA, R.S. As histórias em quadrinhos eletrônicas e o processo de letramento de alunos surdos. In: Congresso de Leitura do Brasil, 14; Seminário Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência, IV, 2003. Anais... Campinas: Unicamp, 2003.
KARNOPP, Lodenir B. Literatura surda. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, p. 98-109, 2006. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=6529>. Acesso em: 21 jul. 2012.
KOYAMA-RICHARD, B. Mil anos de mangá. São Paulo: Estação Liberdade, 2022.
LEFFA, V. Como produzir materiais para o ensino de línguas? In: LEFFA, Vilson. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008.
LEITE, J. G.; CARDOSO, C. J. Inclusão Escolar de Surdos: Uma análise de livros de alfabetização. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2009, p.1-13.
LUYTEN, S. B.. Mangá o poder dos quadrinhos japoneses. 3. ed. São Paulo: Hedra, 2012. 211p.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. S. S. Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em libras e em língua portuguesa. Fragmentum (On line), v. 55, p. 201-223, 2020. Disponível em: <https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1698>. Acesso em:20 jan.2022.
MORAIS, F.; SILVA, M. A. L. Mangá e anime no ensino das artes visuais: o desenho nipônico como ferramenta didática de formação pessoal e social. Caderno Intersaberes. Curitiba, v. 10, n. 24, p. 123-132, 2021.
NAKAMURA, K. Deaf in Japan: signing and the politics of identity. Ithaca: Cornell. University Press, 2006.
SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v1. Brasília: MEC, SEESP, 2004.
VILAÇA, M. L. C. Materiais didáticos de língua estrangeira: aspectos de análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, 2010, p. 67-78.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in the Journal of Dialogic Communication (RCD) belongs to their respective author(s), with the rights of first publication assigned to the Journal. Every time an article is cited, replicated in institutional repositories and/or personal or professional pages, a link to the article available on the RCD website must be presented. The Journal of Dialogic Communication (RCD) is licensed under a Creative Commons License (by-nc-nd).