Linguagens da favela: diálogo com um Incomodado Social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.51133Keywords:
entrevista, favela, linguagens, corpo, culturaAbstract
Reproduzimos um diálogo registrado entre Waldemir, fotógrafo, comunicador comunitário, articulador cultural e, antes de tudo, um Incomodado Social, como ele se auto-declara; e Gisele, jornalista, mestre em comunicação e educadora midiática popular. Uma conversa cujo mote foi: como a favela se comunica? Tanto de dentro para dentro, quanto de dentro para fora? E como a comunicação chega, de fora para dentro? Realizada na comunidade da Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, começamos a refletir: há particularidades na forma que as pessoas se comunicam entre si aqui neste território? Como se comunicam fora daqui? Quais aspectos da comunicação consideramos e são considerados hegemonicamente? Os ditos e não ditos, os tabus e as interdições (FOUCAULT, 2011)? O corpo como expressão e fala (FURLAN, 2003; NÓBREGA, 2000; HACKNEY, 1988)? Os discursos oficiais, altos, clássicos e os discursos transgressores, marginais, de baixo (STALLYBRASS e WHITE, 1989; BAKHTIN, 1993)? Os dialetos, as gírias, a moda? Tudo fala…
References
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: EdUNB, 1993.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: São Paulo: Loyola, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FURLAN, Reinaldo; BOCCHI, Josiane. O corpo como expressão e linguagem em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, n.8, v.3, p. 445-450, 2003.
HACKNEY, Peggy. Moving Wisdom: the role of the body in learning. In Context, n. 13, p. 26-29, 1988.
NÓBREGA, Terezinha. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte. Princípios, n.8, v.7, p. 95-108, jan./dez., 2000.
STALLYBRASS, Peter. WHITE, Allon. Politics and Poetics of Transgression. Cambridge: University Press, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in the Journal of Dialogic Communication (RCD) belongs to their respective author(s), with the rights of first publication assigned to the Journal. Every time an article is cited, replicated in institutional repositories and/or personal or professional pages, a link to the article available on the RCD website must be presented. The Journal of Dialogic Communication (RCD) is licensed under a Creative Commons License (by-nc-nd).