ASPECTOS ESTRUTURAIS DO SISTEMA MIDIÁTICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2019.40853Keywords:
Empresa informativa, radiodifusão, sistema midiático, regulamentação, BrasilAbstract
Este artigo tem como objetivo sistematizar a formação dos meios de comunicação no Brasil, sua estrutura e a consequência de seu sistema, através de uma análise diacrônica para entender a configuração infocomunicacional e sua concentração. Para tanto, pretendemos discutir o sistema midiático brasileiro e alguns dos aspectos legais cujas empresas informativas foram formadas, debatendo algumas questões inerentes à temática, especialmente sobre o papel desempenhado pelo Estado como regulador das concessões públicas, e se a adoção de um modelo privado de exploração da radiodifusão propiciou a propriedade cruzada e o oligopólio. Para essas e outras indagações, utilizamos as perspectivas histórica e estrutural, elaborando um levantamento bibliográfico sobre a temática e suas ramificações, com dados pesquisados nos sistemas oficiais - lista de concessionários de rádio e TV do Ministério das Comunicações e do sistema acionário da Anatel. Ademais, discutimos as leis que regulamentam o setor infocomunicacional, especialmente o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) e a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), analisando as distorções dessas e também de outras leis e decretos. Finalizamos com uma análise sobre o problema da concentração midiática e suas diferentes formas, e o debate sobre a regulação dos meios.
References
ANCINE. TV Aberta – mapeamento, 2010. Recuperado de: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/televisao/pdf/mapeamento_tvaberta_2010.pdf
BECERRA, Martín, MASTRINI, Gillermo. Los dueños de la palabra – acceso, estructura y concentración de los medios en la América Latina del siglo XXI. Buenos Aires, Argentina: Prometeo, 2009.
BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Lei 4.117: Código Brasileiro de Telecomunicações. Brasília, 1962. Recuperado de: http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4117.htm
BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Lei 9.472: Lei Geral de Telecomunicações. Brasília, 1997. Recuperado de: http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9472.htm
BRASIL. Congresso Nacional. Artigos nº 54, 55, 175, 220, 221, 222, 223 y 224. Constituição Federal de 1988. Brasília: 2004.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Pesquisa Brasileira de Mídia - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, 2015. Recuperado de: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-decontratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf/view
BUSTOS, Juan Carlos Miguel de. Los grupos multimedia: estructuras y estrategias en los medios europeos. Barcelona: Bosch, 1993.
Castells, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
DEL RÍO, Olga. El proceso de investigación: etapas y planificación de la investigación. En: Vilches, L., Del Río, O., Simelio, N., Soler, P., y Velázquez, T. La investigación en comunicación – métodos y técnicas en la era digital. Barcelona: Gedisa editorial, 2011.
Grupo Mídia de São Paulo. (2016). Mídia Dados Brasil. Recuperado de: https://dados.media/#!/cover#%2Fmosaic
HALLIN, Daniel, MANCINI, Paolo. Sistemas mediáticos comparados. Barcelona: Hacer editorial, 2008.
HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e Política – Tempos de Vargas e Perón. Porto Alegre, Brasil: Edipucrs, 2001.
HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo – sim eu sou o poder. Porto Alegre, Brasil: Tchê Editora, 1987. Recuperado de: http://www.hlage.com.br/E-Books-LivrosPPS/A%20Historia%20Secreta%20da%20Rede%20Globo.pdf
INTERVOZES (2007). Concessões de rádio e televisão: onde a democracia não chegou. Recuperado de: http://www.intervozes.org.br/publicacoes/revistas-cartilhas-emanuais/revista_concessoes_web.pdf.
INTERVOZES (2015). Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil - como combater as ilegalidades no rádio e na TV. Recuperado de: http://intervozes.org.br/arquivos/interman004cldcnb.pdf
LIMA, Venício. As concessões de radiodifusão como moeda de barganha política. Revista Adusp, (42), 26-33, 2008. Recuperado de: http://www.adusp.org.br/files/revistas/42/r42a02.pdf
LOPES, Vera. A lei da selva. In: Bucci, E. (Ed.). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinqüentenário. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
MARINONI, Bruno. Concentração dos meios de comunicação de massa e o desafio da democratização da mídia no Brasil. Análise 13, de 2015, Friedrich Eberte Stiftung Brasil. Recuperado de: http://intervozes.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Projeto-FES-Artigoconcentracao-meio.pdf
MASTRINI, Gillermo, BECERRA, Martín. (Dir.). Periodistas y magnates: primer informe sobre estructura y concentración de las culturas en América latina. Buenos Aires, Argentina: Prometeo LibrosInstituto Prensa y Sociedad, 2006.
MORAES, Denis. Sistema mediático y poder. In: Moraes, D., Ramonet, I., y Serrano, P. Medios, poder y contrapoder: de la concentración monopólica a la democratización de la información. Buenos Aires, Argentina: Biblos, 2013.
MOREIRA, Sonia Virgínia. O rádio no Brasil. Río de Janeiro, Brasil: Mil Palavras, 2000.
PIERANTI, Octavio Pena. Políticas para a mídia: dos militares ao governo Lula. Lua Nova (68), 91121, 2006. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452006000300004
RAMOS, Murilo. A força de um aparelho privado de hegemonia. En: Brittos, V.C., y Bolaño, C. (Eds.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo, Brasil: Paulus, 2005.
REBOUÇAS, Bruno.H.B., Dias, Elaine. N. Radio and the media regulation in Brazil. Radio, Sound and Society Journal, 1(1), 42-56. Recuperado de: http://ecrea-radioresearch.eu/rssjournal/index.php/rssj/article/view/24/23
SANTOS, Suzy dos., CAPPARELLI, Sergio. (2005). Coronelismo, radiodifusão e voto: a nova face de um velho conceito En: V.C. Brittos; C.R.S. Bolaño (Orgs.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. Sao Paulo, Brasil: Paulus.
SERRANO, Pascual. Democracia y libertad de prensa. En: Moraes, D., Ramonet, I., y Serrano, P. (2013). Medios, poder y contrapoder: de la concentración monopólica a la democratización de la información. Buenos Aires, Argentina: Biblos, 2013.
SIMÕES, C., MATTOS, F. (2005). Elementos histórico-regulatórios da televisão brasileira. En Brittos, V.C., y Bolaño, C.R.S. (Orgs.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. 1ed. São Paulo: Paulus, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in the Journal of Dialogic Communication (RCD) belongs to their respective author(s), with the rights of first publication assigned to the Journal. Every time an article is cited, replicated in institutional repositories and/or personal or professional pages, a link to the article available on the RCD website must be presented. The Journal of Dialogic Communication (RCD) is licensed under a Creative Commons License (by-nc-nd).