Limites éticos a patentes biotecnológicas / Ethical limits on biotechnological patents
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40661Parole chiave:
Bioética, Biotecnologia, Patentes, Propriedade Industrial, Dignidade HumanaAbstract
Ao serem implementadas necessárias modificações no artigo 18, inciso III da Lei de Propriedade Industrial Brasileira, possibilitando, destarte, a ampliação do patenteamento em biotecnologia, permitindo a proteção sobre seres vivos, inevitável será a eclosão de inúmeras discussões no campo ético. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar os possíveis limites que deverão existir ao patenteamento da vida. Quanto a sua metodologia, trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa que visa a gerar discussões e conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência. Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória que proporciona maior familiaridade com o assunto, e no que diz respeito aos procedimentos técnicos, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que se procura explicar e discutir o tema com base em referências teóricas nacionais e internacionais, publicadas em livros, artigos científicos, teses, além de vasta pesquisa documental de leis, tratados e jurisprudência. O estudo, por fim, é baseado no método dedutivo, em que premissas levantadas a partir dos autores do estudo teórico forneceram fundamento para a conclusão de que a escolha por um sistema forte que estimule e garanta a inovação é essencial, porém limites éticos devem existir para assegurar a dignidade e integridade do ser humano.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.