A Vertente Capacitária em Amartya Sen e o caput do Artigo V da Constituição Cidadã: o caso do Galpão Aplauso

Autores

  • Juliane Martins Carneiro de Sousa Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Veranise Jacubowski Correia Dubeux Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM https://orcid.org/0000-0002-8720-1168

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2025.89554

Palavras-chave:

Vertente capacitária, Galpão Aplauso, Transdisciplinaridade, Complexidade, Constituição Federal de 1988

Resumo

A vertente capacitária de Amartya Sen pode contribuir para reflexões sobre os direitos fundamentais expressos pelo caput do art. V da Constituição Federal de 1988, considerando-se a possibilidade de um estudo que analisa um caso específico de atuação social da ONG Galpão Aplauso sob os auspícios da complexidade apontada por Edgar Morin. Objetivo: Este estudo buscou analisar, por meio da transdisciplinaridade, a possível atuação do terceiro setor no processo de resgate educacional e empoderamento social na formação da cidadania plena, conforme preconiza o art. V da CRFB/88. Método: O olhar para os pontos de interseção entre as diferentes matérias aqui analisadas se apoiou nos conceitos de complexidade através da análise integrada como metodologia, promovendo uma abordagem interdisciplinar e complexa. Sem tal abordagem interdisciplinar, corre-se o risco de que se obtenham insuficientes respostas a uma questão complexa. Resultados: Encontra-se a possibilidade do olhar transdisciplinar para a questão complexa das capacidades e liberdades. Considerações finais: A possibilidade multifacetada de interseção, trazida por Morin, explorou o caso do Galpão Aplauso à luz da teoria de Amartya Sen e ofereceu a possibilidade de reflexões sobre o que se preconiza em nossa Carta Magna no que tange aos direitos fundamentais de igualdade e liberdade.

Biografia do Autor

Juliane Martins Carneiro de Sousa, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ. Mestre em Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Especialista - MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Curso de extensão em Opinião pública, mídia e estratégias de comunicação política pelo IUPERJ. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Professora do curso de marketing Jurídico - IDS - América Latina. Coordenadora do curso de Marketing Jurídico - IDS - América Latina. Professora do curso de marketing da ONG Galpão Aplauso.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE -UFRJ). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE -UFRJ). Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI). Professora da Graduação em Comunicação e Publicidade e de Administração da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Laboratório Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC), Grupo de Pesquisa de Consumo e Sociabilidades e Grupo de Pesquisa Economia da Cultura (ECULT - Cedeplar/UFMG), todos registrados no CNPq. Pesquisadora convidada do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON - UERJ). Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). 

Downloads

Publicado

2026-01-14

Como Citar

Sousa, J. M. C. de, & Dubeux, V. J. C. (2026). A Vertente Capacitária em Amartya Sen e o caput do Artigo V da Constituição Cidadã: o caso do Galpão Aplauso. REVISTA QUAESTIO IURIS, 18(1), 1–21. https://doi.org/10.12957/rqi.2025.89554