Democracia, Constituição e Partido: para uma crítica marxista à concepção liberal de democracia
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.89029Palavras-chave:
democracia, ditadura, constituição, partido, liberalismoResumo
Este trabalho pretende desenvolver uma crítica à concepção liberal de democracia e apresentar uma concepção científica dessa categoria a partir do marxismo. Para tanto, são analisados os papéis que o constitucionalismo e a forma partido desempenham na configuração dos Estados capitalista e socialista, e o modo como esses elementos influenciam as compreensões dos regimes políticos enquanto “democracias” ou “ditaduras”. Para desenvolver este trabalho, adota-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, utilizando-se pesquisa de perfil teórico-normativo, com abordagem qualitativa e raciocínio indutivo. A técnica de pesquisa utilizada é a revisão bibliográfica e se utilizam como fontes de pesquisa artigos e livros teóricos. Depreendeu-se que o modo como o poder político é consolidado, seja pelo constitucionalismo, seja pelo partido leninista, influencia a percepção sobre a democracia, em que de um lado se estabelece um regime eleitoralista, cujas regras são garantidas pela Constituição, e de outro se configura um regime de democracia direta, conduzida pelo partido, com ênfase na busca de elevação das condições socioeconômicas da população. Este trabalho pretende contribuir para a construção de uma noção crítica e científica de democracia, que envolva a população tanto em sua execução, quanto no gozo de seus atributos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.