Democracia, Constituição e Partido: para uma crítica marxista à concepção liberal de democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.89029

Palavras-chave:

democracia, ditadura, constituição, partido, liberalismo

Resumo

Este trabalho pretende desenvolver uma crítica à concepção liberal de democracia e apresentar uma concepção científica dessa categoria a partir do marxismo. Para tanto, são analisados os papéis que o constitucionalismo e a forma partido desempenham na configuração dos Estados capitalista e socialista, e o modo como esses elementos influenciam as compreensões dos regimes políticos enquanto “democracias” ou “ditaduras”. Para desenvolver este trabalho, adota-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, utilizando-se pesquisa de perfil teórico-normativo, com abordagem qualitativa e raciocínio indutivo. A técnica de pesquisa utilizada é a revisão bibliográfica e se utilizam como fontes de pesquisa artigos e livros teóricos. Depreendeu-se que o modo como o poder político é consolidado, seja pelo constitucionalismo, seja pelo partido leninista, influencia a percepção sobre a democracia, em que de um lado se estabelece um regime eleitoralista, cujas regras são garantidas pela Constituição, e de outro se configura um regime de democracia direta, conduzida pelo partido, com ênfase na busca de elevação das condições socioeconômicas da população. Este trabalho pretende contribuir para a construção de uma noção crítica e científica de democracia, que envolva a população tanto em sua execução, quanto no gozo de seus atributos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Gladstone Leonel Júnior, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Doutor em Direitos Humanos e Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio doutoral na Universitat de València, Espanha. Mestre em Direito pela UNESP. Especialista em Sociologia Política pela UFPR. Bacharel em Direito pela UFV. Advogado. Membro do IPDMS (Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais) e do Grupo de Pesquisa de “O Direito Achado na Rua” e líder do Grupo de Pesquisa "Crítica Jurídica Contemporânea". ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0069-9221. Email: gladstoneleonel@id.uff.br.

Me. Josué Alves Gouvêa Filho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC-UFF). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Crítica Jurídica Contemporânea da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1448-0318. E-mail: josue_g@id.uff.br. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2981531797387093.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Leonel Júnior, G., & Alves Gouvêa Filho, J. (2025). Democracia, Constituição e Partido: para uma crítica marxista à concepção liberal de democracia. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(4), 303–325. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.89029