A jurisprudência em órbita: o movimento dos intercessores na filosofia do direito de Gilles Deleuze

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.88740

Parole chiave:

Filosofia do direito, Jurisprudência, Intercessores, Movimento, Deleuze

Abstract

Este ensaio investiga o movimento dos intercessores na concepção deleuziana de filosofia do direito como jurisprudência. Para tanto, revisa a literatura secundária sobre o tema, e estabelece como este corpus recepcionou uma série de intercessores pertinentes, mas insuficientes para compreender a filosofia do direito deleuziana em toda a sua extensão. Nesta camada de análise, o principal achado é a rara e limitada aparição de Gabriel Tarde, Gilbert Simondon e Félix Guattari como intercessores de fato da filosofia do direito de Deleuze. As teses de Deleuze sobre o direito, porém, pressupõem ou remetem às noções de “social” (Tarde), “singularidades” e “prolongamentos” (Simondon) e “grupos”  (Guattari). Prospectando a articulação entre esses conceitos e intercessores lacunares na literatura revisada, propomos que a noção de jurisprudência como verdadeira filosofia do direito não pode ser adequadamente compreendida sem os aportes de uma microssociologia, uma filosofia da individuação e uma teoria dos grupos – o que demonstra a centralidade de Tarde, Simondon e Guattari na concepção deleuziana de direito.

Biografia autore

Murilo Duarte Costa Corrêa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Associado de Teoria Política da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Affiliated researcher da Faculty of Law and Criminology da Vrije Universiteit Brussel e Investigador Visitante do Instituto Gino Germani, Faculdad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, onde realizou estágios de pós-doutorado. Doutor (USP) e Mestre (UFSC) em Filosofia e Teoria Geral do Direito.  Co-organizou O estado de exceção e as formas jurídicas (UEPG, 2017) e Pensar a Netflix (D’Plácido, 2018). Escreveu, entre outros livros, Direito e Ruptura: ensaios para uma filosofia do direito na imanência (Juruá, 2013) e Filosofia Black Bloc (Circuito/Hedra, 2020). Coordena o LABTESP – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Teoria Social/Teoria Política e Pós-Estruturalismo.

Pubblicato

2025-03-19

Come citare

Corrêa, M. D. C. (2025). A jurisprudência em órbita: o movimento dos intercessores na filosofia do direito de Gilles Deleuze. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(3), 176–204. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.88740