Aspectos éticos que envolvem a inteligência artificial e as interseções com o direito
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.85951Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ética, Ordenamento jurídico, Viés Algorítmico, TecnologiaResumo
Este artigo oferece uma análise abrangente da intersecção entre a inteligência artificial (IA), ética e direito, destacando a evolução e o impacto significativo da IA em diversos campos. Com foco nas raízes teóricas estabelecidas por Alan Turing e na expansão para aplicações práticas modernas, o artigo examina como a IA está reformulando setores como saúde, entretenimento e serviços diários, enfatizando a importância de algoritmos de aprendizado de máquina e deep learning. Ao mesmo tempo, discute-se a importância de abordagens éticas e legais para a IA, destacando preocupações com o viés algorítmico, a erosão da privacidade e os desafios de consentimento. A partir do método hipotético-dedutivo, conclui-se que questões como a transparência dos algoritmos, a necessidade de regulamentações robustas como o GDPR e a importância da diversidade e inclusão nas equipes de desenvolvimento, são essenciais para a análise do que se propõe, sendo necessário um diálogo multidisciplinar e colaborativo para garantir que a evolução da IA não apenas reflita, mas também aprimore as normas e valores sociais, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.