Capacidade jurídica da criança sob a perspectiva do referencial dos Direitos Humanos

Autores

  • Kalline Eler Universidade federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.81468

Palavras-chave:

Capacidade Jurídica, Capacidades Evolutivas, Convenção Sobre os Direitos da Criança, Direitos Humanos, Criança

Resumo

Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar a capacidade jurídica da criança a partir do referencial dos direitos humanos estabelecido pela Convenção Sobre os Direitos da Criança (CDC) que, em seu artigo 5º, assegura o exercício pessoal dos direitos da criança de acordo com suas capacidades evolutivas. Método: Trata-se de pesquisa de cunho teórico-documental, baseada, dentre outros, na CDC, nos Comentários Gerais de números 4,5,7,12 e 20 produzidos pelo Comitê Sobre os Direitos da Criança, e no estudo de Eler sobre os direitos humanos da criança. Resultados: Verificou-se que o modelo de capacidade jurídica brasileiro é inadequado, pois desconsidera o direito humano da criança de ter sua capacidade considerada de modo evolutivo, conforme seu gradativo amadurecimento físico, intelectual, social e emocional. Contribuições: Em conclusão, sustenta-se a premente necessidade de revisão do modelo de capacidade vigente para que a criança não continue sendo tratada como um absolutamente incapaz, conforme o art.3º do Código Civil, sendo, ao final proposto uma revisão desse modelo a partir do referencial eleito que privilegia a capacidade decisional da criança.

Biografia do Autor

Kalline Eler, Universidade federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Bioética e Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente. Autora do livro: Capacidade Jurídica da Criança e do Adolescente na Saúde. Possui linha de pesquisa em Direitos Humanos e Bioética, Direitos Humanos e Saúde, Direitos do Paciente, Direitos da Criança e do Adolescente.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Eler, K. (2025). Capacidade jurídica da criança sob a perspectiva do referencial dos Direitos Humanos. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(4), 210–232. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.81468