Capacidade jurídica da criança sob a perspectiva do referencial dos Direitos Humanos

Autores/as

  • Kalline Eler Universidade federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.81468

Palabras clave:

Capacidade Jurídica, Capacidades Evolutivas, Convenção Sobre os Direitos da Criança, Direitos Humanos, Criança

Resumen

Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar a capacidade jurídica da criança a partir do referencial dos direitos humanos estabelecido pela Convenção Sobre os Direitos da Criança (CDC) que, em seu artigo 5º, assegura o exercício pessoal dos direitos da criança de acordo com suas capacidades evolutivas. Método: Trata-se de pesquisa de cunho teórico-documental, baseada, dentre outros, na CDC, nos Comentários Gerais de números 4,5,7,12 e 20 produzidos pelo Comitê Sobre os Direitos da Criança, e no estudo de Eler sobre os direitos humanos da criança. Resultados: Verificou-se que o modelo de capacidade jurídica brasileiro é inadequado, pois desconsidera o direito humano da criança de ter sua capacidade considerada de modo evolutivo, conforme seu gradativo amadurecimento físico, intelectual, social e emocional. Contribuições: Em conclusão, sustenta-se a premente necessidade de revisão do modelo de capacidade vigente para que a criança não continue sendo tratada como um absolutamente incapaz, conforme o art.3º do Código Civil, sendo, ao final proposto uma revisão desse modelo a partir do referencial eleito que privilegia a capacidade decisional da criança.

Biografía del autor/a

Kalline Eler, Universidade federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Bioética e Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente. Autora do livro: Capacidade Jurídica da Criança e do Adolescente na Saúde. Possui linha de pesquisa em Direitos Humanos e Bioética, Direitos Humanos e Saúde, Direitos do Paciente, Direitos da Criança e do Adolescente.

Publicado

2025-04-02

Cómo citar

Eler, K. (2025). Capacidade jurídica da criança sob a perspectiva do referencial dos Direitos Humanos. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(4), 210–232. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.81468