Narrativas literárias sobre a morosidade dos processos judiciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.81285Palavras-chave:
Narrativas, Ficção, Morosidade, Processo Judicial, HistóriaResumo
Este artigo pretende contar a história dos atrasos injustificados dos processos judiciais não com fundamento em referências jurídicas (lei, jurisprudência e doutrina), mas com base em narrativas literárias encontradas ao longo dos tempos, encadeadas e sistematizadas para indicar que esses registros literários possuem valor histórico, bem como analisá-las, a fim de comprovar que consistem em representações mais ou menos ficcionais de uma questão jurídica atual, mas que não é nova. Os critérios de análise adotados e a estruturação deste texto pautaram-se nas etapas e procedimentos fornecidos no modelo de percurso analítico-interpretativo proposto por Henriete Karam. O presente artigo foi o resultado de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, com foco em obras europeias, sem pretensão de exaustão das fontes. Não houve tratamento uniforme dos excertos reunidos, variando a extensão ou profundidade das etapas ou dos procedimentos do modelo analítico empregado de acordo com a natureza e a dimensão das passagens analisadas e, principalmente, de acordo com o objeto delimitado. Buscou-se explorar uma questão jurídica (a não razoável duração do processo) que atravessa os fragmentos literários analisados. Ao final, foram compilados fatores como causas e efeitos da pendência incerta dos litígios ou eventos que com ela se relacionam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.