Análise jurídica do uso da Inteligência Artificial para perfilamento de consumidores no E-commerce no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.80102

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Inteligência Artificial, E-commerce, Perfilamento, Responsabilidade

Resumo

A Indústria 4.0 impulsionou fornecedores a adotarem a Inteligência Artificial para promover o comércio eletrônico, visando expandir o seu alcance e lucratividade. Isso envolve estratégias como o direcionamento do público-alvo e a gestão da clientela por meio da coleta de dados comportamentais para “personalizar” a experiência de consumidores. Nesse sentido que a rápida consolidação da IA no e-commerce exige uma adequação do direito para evitar abusos no perfilamento e discriminação de consumidores com base nos dados. A pesquisa visou compreender a IA como instrumento para perfilamento de consumidores no comércio eletrônico e analisar os seus limites legais. Foi adotado o método qualitativo, incluindo pesquisa exploratória com a investigação do tema por literatura, legislação e estudos de caso. Embora não exista previsão sobre responsabilidade civil sobre sistemas de IA, abusos no campo do direito consumerista, proteção de dados e antitruste devem ser regidos sob os diplomas legais em vigência. Maior segurança jurídica requer uma regulação específica da IA buscando promover um ambiente digital mais transparente a prevenir práticas antitruste e ilícitos sobre consumidores. Destaca-se a importância do equilíbrio da regulação para limitar práticas ilícitas enquanto permite a inovação comercial e tecnológica, adaptando o direito à realidade marcada pela IA.

Biografia do Autor

Rodrigo Montefusco Mendes Pessoa, Fundação Getulio Vargas - FGV

Pós-graduando em LL.M em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ex-bolsista PIBIC/PUCPR (2020-2022). Advogado. E-mail: rmontefusco@outlook.com.

Antonio Carlos Efing, PUCPR

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Professor da Escola da Magistratura do Paraná. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Advogado. E-mail: ace@eradv.com.br.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Montefusco Mendes Pessoa, R., & Carlos Efing, A. (2025). Análise jurídica do uso da Inteligência Artificial para perfilamento de consumidores no E-commerce no Brasil. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(4), 164–187. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.80102