Tráfico de mulheres para fins de exploração sexual: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.79437Palavras-chave:
Direitos humanos, Tráfico sexual, Mulheres, Feminismo, ProstituiçãoResumo
O trabalho tem por objeto o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, com ênfase no Brasil. A pesquisa utiliza o método de revisão integrativa, também com análise de Leis, do Código Penal, de Decretos-lei e de Tratados internacionais. O problema da pesquisa é: qual o panorama da literatura científica brasileira sobre o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual? Procura responder, dentro do referido cenário, a definição do tráfico de pessoas para exploração sexual, suas vertentes, finalidades, causas e enfrentamentos. A base de dados escolhida foi a Capes Periódicos, por meio dos descritores: tráfico sexual; mulheres ou feminismo; prostituição. Foram encontrados 36 estudos, sendo 11 selecionados para análise qualitativa e narrativa. É resultado que o tráfico humano é um problema mundial que atinge, predominantemente, mulheres de várias idades, raças e etnias. As desigualdades sociais e de gênero influem nos discursos de persuasão dos aliciadores, fazendo com que as vítimas busquem melhores condições de vida, principalmente, no exterior. Logo, consoante a normalização do processo de feminização da pobreza, infere-se a relevância dos organismos e instrumentos de combate ao crime.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.