A questão do feminismo na descolonialidade de gênero: análise quanto a aplicação da Lei Maria da Penha para casos com mulheres trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.79217

Palavras-chave:

Feminismo, Descolonialidade, Gênero, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho analisa a perspectiva do feminismo sob a teoria da descolonialidade de gêneros, verificando a existência de problemáticas relativas ao assunto. Para tanto, nesta pesquisa crítica, utilizando-se dos métodos descritivo e explicativo, busca-se verificar a interrelação entre o feminismo e a descolonialidade, bem como os conceitos bases dessas teorias com o intuito de compreender a (não) evolução da sociedade, em especial, a brasileira. Para tanto, após discorrer sobre os fundamentos teóricos, pondera-se sobre a (in)existência da colonialidade de gênero no Brasil desde uma análise de um caso concreto e a partir da legislação brasileira, utilizando-se dos métodos descritivo e explicativo. Por fim, quanto aos procedimentos de pesquisa, tem-se a utilização das técnicas bibliográfica, legislativa e jurisprudencial, em que se analisa a aplicação da Lei Maria da Penha em casos em que a vítima é uma mulher trans sendo o material encontrado selecionado qualitativamente em relação ao tema proposto.  Ao cabo, conclui-se que a sociedade ainda possui um caminho necessário de pesquisa e de mudanças legislativas, mas também de conscientização da sociedade para concretização e proteção de direitos humanos.

Biografia do Autor

Fernanda Pantaleão Dirscherl, Universidad de León

Advogada. Doutoranda em Derecho: protección jurídica y cohesión social, pela Universidad de León, Espanha. Mestra e bacharel em Direito pela UFU. Especialista em direito das famílias e sucessões, pela FMP/RS. Pesquisadora assistente do Grupo de Pesquisa sobre “Família, Sucessões, Criança e Adolescente e Constituição Federal" junto ao Programa de Mestrado em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Direito Processual Internacional, em desenvolvimento sob direção científica do Professor Doutor André Luiz Valim Vieira. Membra da Comissão de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do IBDFAM/MG. Membra da Comissão de Comunicação de Sucessões da OAB/MG Parecerista.

Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta de Direito Internacional, Ambiental e do Consumidor na UFRGS. Professora dos PPGs em Direito da UFU e de Relações Internacionais da UFSM. Pós-Doutoranda em Direito e Garantias Fundamentais pela FDV. Doutora em Direito Internacional pela UFRGS, com período de estudos junto à University of Ottawa. Mestre em Direito Público pela Unisinos, com fomento CAPES e período de pesquisa junto à University of Toronto. Pós-graduada em Direitos Humanos pela UCoimbra, em Relações Internacionais pela UFRGS/PPGEEI, em Direito Internacional pela UFRGS/PPGD e em Língua Inglesa pela Unilasalle. Pesquisadora NETI/USP. Membro da ILA-Brasil e da ASADIP.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Pantaleão Dirscherl, F., & de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff, T. (2025). A questão do feminismo na descolonialidade de gênero: análise quanto a aplicação da Lei Maria da Penha para casos com mulheres trans. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(4), 392–420. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.79217