A questão do feminismo na descolonialidade de gênero: análise quanto a aplicação da Lei Maria da Penha para casos com mulheres trans
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.79217Palavras-chave:
Feminismo, Descolonialidade, Gênero, Direitos HumanosResumo
O presente trabalho analisa a perspectiva do feminismo sob a teoria da descolonialidade de gêneros, verificando a existência de problemáticas relativas ao assunto. Para tanto, nesta pesquisa crítica, utilizando-se dos métodos descritivo e explicativo, busca-se verificar a interrelação entre o feminismo e a descolonialidade, bem como os conceitos bases dessas teorias com o intuito de compreender a (não) evolução da sociedade, em especial, a brasileira. Para tanto, após discorrer sobre os fundamentos teóricos, pondera-se sobre a (in)existência da colonialidade de gênero no Brasil desde uma análise de um caso concreto e a partir da legislação brasileira, utilizando-se dos métodos descritivo e explicativo. Por fim, quanto aos procedimentos de pesquisa, tem-se a utilização das técnicas bibliográfica, legislativa e jurisprudencial, em que se analisa a aplicação da Lei Maria da Penha em casos em que a vítima é uma mulher trans sendo o material encontrado selecionado qualitativamente em relação ao tema proposto. Ao cabo, conclui-se que a sociedade ainda possui um caminho necessário de pesquisa e de mudanças legislativas, mas também de conscientização da sociedade para concretização e proteção de direitos humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.