As mídias digitais e seu papel no controle social pelo olhar criminológico crítico: análise dos compromissos assumidos no brasil no combate às fake news durante as eleições de 2022

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.77618

Keywords:

Criminologia Crítica, Tecnologia, Mídias Digitais, Eleições, fake news.

Abstract

A presente pesquisa objetiva promover uma análise acerca dos compromissos assumidos no que tange ao combate às fake news relacionadas as eleições presidenciais do ano de 2022. O problema de pesquisa se concentra em: qual foi a efetividade da adoção/alteração de práticas pelas plataformas Google, Facebook, Instagram, Tiktok e Twitter, a partir do compromisso com as eleições de 2022, a fim de evitar a proliferação de fake news e vulnerabilizar o ambiente democrático nacional? Para tanto, adota-se o método dedutivo, o procedimento monográfico e a técnica de pesquisa da documentação indireta. Por fim, concluiu que, embora as plataformas digitais tenham cumprido os acordos, excluindo os conteúdos desinformativos após serem notificados, a medida mostrou-se parcialmente efetiva, de modo que ainda se vislumbra um quadro de produção massiva de conteúdos falsos, que são monetizados e que levam longos períodos para serem removidos.

Author Biographies

Felipe da Veiga Dias, Atitus Educação, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS. Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com período de Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, Escola de Direito ATITUS Educação. Professor da ATITUS Educação – Passo Fundo. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Criminologia, Violência e Controle”. Advogado. Passo Fundo – Rio Grande do Sul – Brasil. E-mail: felipe.dias@atitus.edu.br. 

Francielli Girardi Bressan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestranda em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduanda em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Bacharela em Direito pela ATITUS Educação, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Criminologia, Violência e Controle, coordenada pelo Professor Doutor Felipe da Veiga Dias (ATITUS).

Published

2025-03-19

How to Cite

Dias, F. da V., & Bressan, F. G. (2025). As mídias digitais e seu papel no controle social pelo olhar criminológico crítico: análise dos compromissos assumidos no brasil no combate às fake news durante as eleições de 2022. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(3), 348–379. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.77618