Respeitável Público, Com Vocês, A Política Do Espetáculo!

Autores

Palavras-chave:

Política do Espetáculo, Artifícios Eleitorais, Redes Sociais, Pós-verdade, Fake News

Resumo

Este artigo tem como tema a utilização das técnicas da política do espetáculo como ferramenta para obtenção de votos no processo eleitoral, visando a fixação da imagem do candidato na mente do eleitor, técnica já utilizada ao longo da história, mas potencializada com o advento da internet, especialmente com fake news. Em termos metodológicos, a pesquisa adotou o enfoque sociológico, com o intuito de, com base em modelos das ciências sociais, compreender os efeitos da política do espetáculo no resultado eleitoral e o aprimoramento da utilização dessa técnica nas redes sociais. O estudo aponta que a política do espetáculo impacta fortemente no resultado do processo eleitoral, sendo que a utilização desse artifício deve ser avaliada com a máxima cautela, a fim de que o eleitor não baseie sua escolha na imagem, abdicando de conhecer o conteúdo de forma crítica e as propostas do candidato escolhido. Nesse sentido, aponta sugestões de arcabouços institucionais.

Biografia do Autor

Ricardo Libel Waldman, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para Conservação da Natureza.

São Paulo – SP, Brasil.

CILENE REBELO NOGUEIRA, FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas SãoPaulo/SP

Mestra em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2021) - Pós-graduada em Direito do Trabalho pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no ano de 1997, sob a coordenação do Professor Doutor Amauri Mascaro Nascimento; - Graduada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no ano de 1994; - Inscrita definitivamente na OAB/SP sob nº 132.425, no ano de 1995, sem necessidade de aferição oral devido a nota alcançada na prova escrita. - Sócia fundadora do escritório MATHEUS & NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADAS)

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Libel Waldman, R., & REBELO NOGUEIRA, C. (2024). Respeitável Público, Com Vocês, A Política Do Espetáculo!. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(4), 2247–2266. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/72415