Respeitável Público, Com Vocês, A Política Do Espetáculo!
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.72415Palabras clave:
Política do Espetáculo, Artifícios Eleitorais, Redes Sociais, Pós-verdade, Fake NewsResumen
Este artigo tem como tema a utilização das técnicas da política do espetáculo como ferramenta para obtenção de votos no processo eleitoral, visando a fixação da imagem do candidato na mente do eleitor, técnica já utilizada ao longo da história, mas potencializada com o advento da internet, especialmente com fake news. Em termos metodológicos, a pesquisa adotou o enfoque sociológico, com o intuito de, com base em modelos das ciências sociais, compreender os efeitos da política do espetáculo no resultado eleitoral e o aprimoramento da utilização dessa técnica nas redes sociais. O estudo aponta que a política do espetáculo impacta fortemente no resultado do processo eleitoral, sendo que a utilização desse artifício deve ser avaliada com a máxima cautela, a fim de que o eleitor não baseie sua escolha na imagem, abdicando de conhecer o conteúdo de forma crítica e as propostas do candidato escolhido. Nesse sentido, aponta sugestões de arcabouços institucionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.