A cultura como um direito da personalidade: visibilidade e representatividade das identidades LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69983Parole chiave:
Cultura, Direitos da Personalidade, LGBTQIAPN , Representatividade, VisibilidadeAbstract
A cultura é essencial na formação da personalidade e identidade da pessoa em todas as suas formas e diversidades. Diante dessa importância, poderia ela ser considerada um direito da personalidade? Se sim, a cultura LGBTQIAPN+ estaria incluída nessa esfera de proteção? Os costumes, signos e símbolos de um grupo social são responsáveis pela formação da identidade pessoal e coletiva de uma pessoa, por isso merecem a tutela estatal como um direito da personalidade. Proteção que deve ser estendida a todas as expressões culturais, dentre elas as das minorias sexuais. Em razão disso, o presente trabalho objetiva demonstrar que a cultura é um direito personalíssimo. Para isso, o artigo foi dividido em três seções, sendo que a primeira apresenta o fundamento para consideração da cultura como um direito da personalidade, a segunda demonstra a importância da visibilidade e representatividade da cultura LGBTQIAPN+ na formação da identidade das pessoas e a última apresenta como o ciberespaço se tornou um ambiente democrático para o desenvolvimento das expressões culturais das minorias sexuais. Para realização dessa pesquisa será utilizada como metodologia a teórica e o método hipotético-dedutivo, por meio da revisão bibliográfica.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.