Vigilância, Tecnologia e Neoliberalismo no Século XXI: uma análise a partir de Byung-Chul Han

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69387

Palavras-chave:

Vigilância, Tecnologia, Neoliberalismo, Byung-Chul Han, Revolução digital

Resumo

A produção da vigilância por meio da tecnologia na sociedade contemporânea vem sendo percebida de forma cada vez mais onipresente no cotidiano, moldando subjetividades e estimulando os mais diversos comportamentos. Assim, partindo da obra de Byung-Chul Han e do diálogo com pensadores contemporâneos sobre a problemática da vigilância e do controle social a partir da tecnologia, o ensaio propõe realizar uma análise sobre os fundamentos da revolução digital que possibilitaram o surgimento da vigilância moderna e dos estímulos aos comportamentos individuais realizados a fim de facilitar e expandir a vigilância, partindo dos conceitos trabalhados por Han e seus principais interlocutores. Dessa forma, a pesquisa, a partir da identificação do controle exercido por meio das novas tecnologias de vigilância, pôde delinear a abrangência e os potenciais usos dessas técnicas para o controle social. Em termos metodológicos, como objetivo geral, explorar-se-á a abrangência da vigilância e do controle social praticados por meio da tecnologia, segundo o pensamento de Byung-Chul Han. Como objetivo específico, explorar-se-á as dinâmicas neoliberais que possibilitam e fomentam o fenômeno da vigilância no século XXI. Para tanto, utilizou-se o método hermenêutico-fenomenológico para a compreensão da vigilância tecnológica neoliberal enquanto fenômeno contemporâneo.

Biografia do Autor

Mauricio Dal Castel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Direito (UFRGS) e Mestre em Filosofia (PUCRS). Advogado.

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Criminais da PUCRS.

Ph.D. in Contemporary Higher Studies (Political Science, History of Ideas and Comparative International Studies) by the University of Coimbra (Portugal); PhD, Master and Specialist in Criminal Sciences - Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Dal Castel, M., & Jobim do Amaral, A. (2024). Vigilância, Tecnologia e Neoliberalismo no Século XXI: uma análise a partir de Byung-Chul Han. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(4), 2480–2499. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69387