Vigilância, Tecnologia e Neoliberalismo no Século XXI: uma análise a partir de Byung-Chul Han
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69387Palavras-chave:
Vigilância, Tecnologia, Neoliberalismo, Byung-Chul Han, Revolução digitalResumo
A produção da vigilância por meio da tecnologia na sociedade contemporânea vem sendo percebida de forma cada vez mais onipresente no cotidiano, moldando subjetividades e estimulando os mais diversos comportamentos. Assim, partindo da obra de Byung-Chul Han e do diálogo com pensadores contemporâneos sobre a problemática da vigilância e do controle social a partir da tecnologia, o ensaio propõe realizar uma análise sobre os fundamentos da revolução digital que possibilitaram o surgimento da vigilância moderna e dos estímulos aos comportamentos individuais realizados a fim de facilitar e expandir a vigilância, partindo dos conceitos trabalhados por Han e seus principais interlocutores. Dessa forma, a pesquisa, a partir da identificação do controle exercido por meio das novas tecnologias de vigilância, pôde delinear a abrangência e os potenciais usos dessas técnicas para o controle social. Em termos metodológicos, como objetivo geral, explorar-se-á a abrangência da vigilância e do controle social praticados por meio da tecnologia, segundo o pensamento de Byung-Chul Han. Como objetivo específico, explorar-se-á as dinâmicas neoliberais que possibilitam e fomentam o fenômeno da vigilância no século XXI. Para tanto, utilizou-se o método hermenêutico-fenomenológico para a compreensão da vigilância tecnológica neoliberal enquanto fenômeno contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.