Pluralizando os direitos fundamentais: o reconhecimento dos direitos das sexualidades como um direito fundamental

Autores

  • Amanda Netto Brum Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69115

Palavras-chave:

Direito, Direitos fundamentais, Reconhecimento, Direitos das sexualidades, Categoria emancipatória

Resumo

Nesta investigação problematiza-se a necessidade e a possibilidade do reconhecimento do direito das sexualidades como um direito fundamental. Utilizou-se da técnica de pesquisa da documentação indireta da pesquisa bibliográfica. Incialmente, pluralizou-se a concepção dos direitos fundamentais. Em seguida, discutiu-se a necessidade e a possibilidade do reconhecimento do direito das sexualidades como um direito fundamental. Finalmente, defende-se que a partir da do reconhecimento do direito das sexualidades como um direito fundamental este direito se descortia como uma legitima categoria emancipatória – esta que apresenta potencialidade para garantir aos sujeitos que vivenciam suas sexualidades de forma plural uma vida digna alicerçada no princípio de uma cidadania plena.

Biografia do Autor

Amanda Netto Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Direito e Justiça Social pela FURG. Doutora em Direito pela Unisinos. Pós-Doutoranda em Direito pela FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Sexualidades – GDiS.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Brum, A. N. (2024). Pluralizando os direitos fundamentais: o reconhecimento dos direitos das sexualidades como um direito fundamental. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(4), 1998–2019. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69115