Impactos do teletrabalho para as professoras do curso de direito da UNIFOR durante a pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.68245Palavras-chave:
rodutividade feminina, Pandemia Covid-19, Home officeResumo
A pesquisa busca investigar os impactos do home office para mulheres professoras do curso de Direito da UNIFOR. Considerando a hierarquização social de gêneros, bem como os impactos da pandemia nas relações de trabalho, a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como a produtividade das mulheres professoras de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) foi impactada no contexto do home office? A metodologia utilizada é quali-quantitativa, amparada em revisão bibliográfica e nos dados primários de pesquisa empírica realizada com professoras mulheres da Universidade de Fortaleza. Em busca de alcançar os objetivos traçados, a pesquisa foi dividida em três etapas: inicialmente, foram abordados os desafios da docência em tempos de pandemia. Posteriormente, destaca-se a relação entre o home office, o trabalho docente feminino e a desigualdade de gênero na divisão das tarefas domésticas agravada diante do contexto pandêmico. Por fim, são apresentados os resultados do questionário aplicado, bem como a verificação da confirmação da hipótese relacionada ao problema de pesquisa. Concluiu-se que a produtividade das participantes da pesquisa diminuiu em relação ao contexto anterior ao do home office devido à atribuição de mais atividades no ambiente doméstico e à necessidade de conciliação das atividades de cuidado com o trabalho remunerado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.