A influência da estrutura macrossistêmica político-social no equilíbrio do meio ambiente do trabalho e na saúde mental do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.66213Palavras-chave:
contexto sócio-político, Direito do trabalho, doença ocupacional, meio ambiente do trabalho, transtornos mentais e do comportamentoResumo
O atual cenário político-social brasileiro, conduzido, prevalentemente, pelo sistema econômico Neoliberal, desencadeou diversos efeitos em toda a sociedade. Dentre estes efeitos, pode-se apontar sua notável interferência em uma estrutura básica de todo o seu funcionamento: o trabalho. O meio ambiente do trabalho tende a ser comandado pelas concepções econômicas e estruturas sócio-políticas vigentes. Concomitantemente, na atualidade, percebe-se, também, o fenômeno do adoecimento mental, que cada vez mais assola a classe trabalhadora, ocasionado, muitas vezes, pelas condições de trabalho. Deste modo, o presente estudo busca analisar a atual concepção de meio ambiente do trabalho, a partir da Teoria da Perspectiva Labor-ambiental e da legislação vigente, de modo a identificar aspectos do contexto laboral e sócio-político relacionados ao desencadeamento de transtornos mentais e do comportamento arrolados na CID-10 (F00-F99). Para tanto, adotou-se, como método de procedimento, o levantamento por meio da técnica de pesquisa bibliográfica em materiais publicados; e, como método de abordagem, o dedutivo. Concluiu-se que os aspectos sócio-políticos influenciam no equilíbrio do meio ambiente do trabalho e da saúde mental do trabalhador, dadas as suas particularidades e seus objetivos centrais de controle do capital e, consequentemente, das estruturas de poder e dos meios de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.