Realismo jurídico e teoria do direito: direito como decisão judicial

Autores

  • William Hamilton Leiria UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós Graduação em Direito; Florianópolis. http://orcid.org/0000-0002-8797-4371
  • Jeanine Nicolazzi Philippi UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós Graduação em Direito; Florianópolis. https://orcid.org/0000-0002-6500-1587

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.66129

Palavras-chave:

realismo jurídico, decisão, teoria do direito, direito, common law

Resumo

O artigo aborda o realismo jurídico estadunidense como uma teoria do direito, ressaltada a decisão judicial como elemento principal. Procede-se com uma contextualização histórica do realismo jurídico, buscando suas origens nas décadas de 1910 e 1920, nas universidades de Yale e Columbia. Explora-se um debate entre os juristas Karl Llewellyn, Jerome Frank e Roscoe Pound sobre a questão do realismo no âmbito da teoria do direito. Por fim, analisa-se os escritos dos principais expoentes do realismo jurídico estadunidense, buscando identificar uma teoria do direito comum, delimitando-lhe um elemento central. Apesar de suas diferentes vertentes, pode-se reconhecer esse núcleo comum na decisão judicial. Conclui-se que o realismo jurídico é uma teoria do direito que define direito como decisão. Ao recusar a ideia do direito como um corpo consolidado de regras e afastar a normatividade do campo do direito, o reduz ao julgamento de cada juiz. O juiz é apresentado como um soberano, que, livre de amarras, cria direito com cada uma de suas decisões. O trabalho contribui com a escassa literatura nacional sobre o tema e pode servir como um novo ponto de partida para a compreensão de fenômenos como a judicialização da política e o progressivo ajuste do direito brasileiro a uma percepção, muito particular, do sistema da common law.

Biografia do Autor

William Hamilton Leiria, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós Graduação em Direito; Florianópolis.

Mestrando em Direito pelo PPGD da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Direito pela mesma instituição. Membro do Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito – NEFTD/PPGD/UFSC.

Jeanine Nicolazzi Philippi, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós Graduação em Direito; Florianópolis.

Doutora em Direito. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Leiria, W. H., & Nicolazzi Philippi, J. (2023). Realismo jurídico e teoria do direito: direito como decisão judicial. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(3), 1309–1335. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.66129