Pesquisar e publicar nas Ciências Criminais: Apontamentos críticos sobre a pesquisa (que se anuncia como) científica e a pretensão de publicação em periódicos qualificados
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.65372Palavras-chave:
Pesquisar, Publicar, Ciências Criminais, Conhecimento científico.Resumo
O artigo tem como objetivo principal diagnosticar os instrumentos que devem constituir uma qualificada pesquisa científica, mas, aqui, com um dedicado enfoque nas ciências criminais. A problemática explorada está concentrada nos seguintes núcleos: o que e como pesquisar e no como publicar a pesquisa? A hipótese central (e que se confirmará nas conclusões) é a de que as pessoas que mais têm dificuldades nesse processo discursivo são aquelas para as quais geralmente falta um direcionado acúmulo de leitura. O texto, portanto, é direcionado à comunidade científica em geral, mas sobretudo àquelas pessoas que menos tem frequentado o espaço da pesquisa científica na qualidade de autor(a), na maior parte das vezes por falta de uma orientação acessível na base de sua formação. A originalidade do que adiante se apresenta deve ser reconhecida não por não existirem reflexões a respeito do tema, mas pelo resgate que pretende ver efetivado, utilizando-se de métodos e de técnicas que por vezes são menosprezadas nas faculdades, cujos focos geralmente têm sido nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Assim, partindo-se de autores estrangeiros e brasileiros, o método utilizado é o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, amparando-se na técnica da coleta de dados a partir da revisão da literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.