Pesquisar e publicar nas Ciências Criminais: Apontamentos críticos sobre a pesquisa (que se anuncia como) científica e a pretensão de publicação em periódicos qualificados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.65372

Palavras-chave:

Pesquisar, Publicar, Ciências Criminais, Conhecimento científico.

Resumo

O artigo tem como objetivo principal diagnosticar os instrumentos que devem constituir uma qualificada pesquisa científica, mas, aqui, com um dedicado enfoque nas ciências criminais. A problemática explorada está concentrada nos seguintes núcleos: o que e como pesquisar e no como publicar a pesquisa? A hipótese central (e que se confirmará nas conclusões) é a de que as pessoas que mais têm dificuldades nesse processo discursivo são aquelas para as quais geralmente falta um direcionado acúmulo de leitura. O texto, portanto, é direcionado à comunidade científica em geral, mas sobretudo àquelas pessoas que menos tem frequentado o espaço da pesquisa científica na qualidade de autor(a), na maior parte das vezes por falta de uma orientação acessível na base de sua formação. A originalidade do que adiante se apresenta deve ser reconhecida não por não existirem reflexões a respeito do tema, mas pelo resgate que pretende ver efetivado, utilizando-se de métodos e de técnicas que por vezes são menosprezadas nas faculdades, cujos focos geralmente têm sido nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Assim, partindo-se de autores estrangeiros e brasileiros, o método utilizado é o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, amparando-se na técnica da coleta de dados a partir da revisão da literatura.

Biografia do Autor

Bruno Leitão, Centro Universitário Cesmac

Doutor em Direito pela PUCRS. Mestre em Direito Público pela UFAL. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa Sistema penal, democracia e direitos humanos e pesquisador do Grupo Direito, contemporaneidade e transformações sociais junto ao CNPq. Professor no Centro Universitário Cesmac. Advogado.

Francisco de Assis de França Júnior, Centro Universitário Cesmac

Doutorando e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Sistema penal, democracia e direitos humanos e pesquisador do Grupo Direito, contemporaneidade e transformações sociais. Professor de Direito Penal e Criminologia no Centro Universitário CESMAC – Maceió/AL. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Leitão, B., & França Júnior, F. de A. de. (2023). Pesquisar e publicar nas Ciências Criminais: Apontamentos críticos sobre a pesquisa (que se anuncia como) científica e a pretensão de publicação em periódicos qualificados. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(2), 894–929. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.65372