Dilemas bioéticos entre a ciência, o direito e a religião

Autores

  • Edna Raquel Hogemann Universidade Estácio de Sá - UNESA, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.65306

Palavras-chave:

Ciência, Bioética, Religião, Dilemas morais

Resumo

Propõe um refletir sobre o processo histórico de monopólio e laicização do conhecimento na sociedade ocidental, tendo em conta que a Igreja Católica Apostólica Romana sempre ocupou uma posição universalista ao longo da História. Aborda essa influência e suas consequências na Bioética, principalmente em medidas de controle social e nas políticas de saúde. Enfoca, em especial as questões de política reprodutiva.O artigo está dividido em quatro momentos: a proposta do ensaio que pensa na religião como instrumento de controle e manutenção da ordem social,  a relação existente entre crença religiosa e  medicina, uma breve passagem sobre a  base teórica e metodológica que possibilita uma análise da questão sob o enfoque bioético, e um olhar sobre alguns casos concretos ilustradores da temática do ensaio.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann, Universidade Estácio de Sá - UNESA, Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Direito, professora da Universidade Estácio de Sá/RJ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (2006), Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (2002).

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Hogemann, E. R. (2023). Dilemas bioéticos entre a ciência, o direito e a religião. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(2), 930–951. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.65306