Lei de cotas e o ingresso de negros no ensino superior: o caso do curso de direito da UNIR
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2021.50989Palavras-chave:
Lei de Cotas. Negros. Inclusão social. Reparação étnico-racial.Resumo
Este trabalho tem, por objetivo, analisar o ingresso de negros no Ensino Superior com base na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e a implementação desta política pública na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como ainda, traçar o perfil dos estudantes cotistas negros do curso de Direito da Unir (2013-2018). Trata-se de uma pesquisa quali-quanti, de cunho bibliográfico e documental, subsidiada por meio de dados estatísticos que fundamentaram o procedimento técnico e teórico-metodológico numa perspectiva interdisciplinar do Direito com a Educação. Os resultados apontaram a possibilidade da eficiência da Lei de Cotas na inclusão da população negra no Ensino Superior (UNIR) como proposto no compromisso de reparação do panorama étnico-racial brasileiro, de modo que esta ação afirmação para a população negra se justifica em razão das perdas históricas que essa população sempre viveu no Brasil, como ainda no uso das políticas tradicionais ou ditas universalistas que não foram capazes de minimizar os problemas inerentes ao ingresso de negros no ensino público superior. Por isso, a ação afirmativa de ingresso da população negra nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) constitui em instrumento para a inclusão e a Justiça Social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.