Conectar o imperativo categórico de Immanuel Kant, a justiça como equidade de John Rawls, e a obra Ética e Sociologia da Moral de Émile Durkeim - uma construção possível
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2019.37120Palavras-chave:
Imperativo Categórico, Justiça como Equidade, Mutabilidade da Moral.Resumo
Este breve ensaio tentou construir o entendimento de que o Imperativo Categórico de Kant está muito mais próximo da Justiça com Equidade de Rawls do que maioria dos estudos costumam retratar e isso se apresenta em decorrência da mutabilidade da moral defendida por Durkeim, logo a obra de Kant compreendeu a moral retratada no contexto da década de 1780, enquanto a de Rawls retratou a década de 1960, assim as diferentes compreensões sobre o livre-arbítrio de tais filósofos e a forma de absorver os impulsos sensíveis do ser humano são questões inferiores ao contexto histórico de tais obras do que a compreensão da mutabilidade da moral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.