AS LÉSBIAS NOS EPIGRAMMATA DE MARCIAL

Authors

  • Lucas Matheus Caminiti Amaya Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Keywords:

Lésbia, Marcial, Epigrama, Catulo, Musa

Abstract

O presente artigo objetiva a análise das funções de Lésbia nos epigramas de Marcial e suas relações externas literárias e ontológicas. Partindo sempre da obra deste autor, objetivamos chegar a uma melhor interpretação da mesma, uma vez que todas as direções são expostas pelo epigramista, começando pelo prólogo do primeiro livro dos epigrammata. Assim, chegamos às visões catulianas acerca de sua principal musa, as quais são base para construção de duas personagens completamente diferentes entre si na obra de Marcial.

Author Biography

Lucas Matheus Caminiti Amaya, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2010) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é Professor substituto de Latim da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor substituto de Latim da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:letras clássicas, linguistica, língua latina, Análise do Discurso. Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2014). Professor substituto de Latim da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9499214324189393.

How to Cite

AMAYA, Lucas Matheus Caminiti. AS LÉSBIAS NOS EPIGRAMMATA DE MARCIAL. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 28, p. 1–10, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/13792. Acesso em: 5 feb. 2026.

Issue

Section

Artigos