ASPECTOS MORALIZANTES DAS FÁBULAS DE FEDRO

Autori

  • Márcio Luiz Moitinha Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Parole chiave:

Fábulas moralizantes, Fedro, Esopo, La Fontaine, Millôr Fernandes

Abstract

Em nosso artigo, propomos traduzir e analisar a fábula latina “A raposa e as uvas” do fabulista Fedro, da Roma, do I século. A partir da qual, teremos por intenção cotejar com as fábulas homônimas de Esopo, fabulista da Grécia antiga, de La Fontaine, fabulista francês, de Monteiro Lobato e de Millôr Fernandes. Nestes dois últimos autores da nossa literatura brasileira, temos a finalidade de destacar com os demais os pontos de contato e as diferenças estilísticas das fábulas homônimas. Analisados alguns aspectos linguísticos e estilísticos, deter-nos-emos, enfim, aos aspectos moralizantes das fábulas e às maneiras pelas quais cada autor moraliza as suas fábulas, com suas semelhanças e diferenças.

Biografia autore

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro possui três graduações: uma em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (formado em 1992), outra em Português- latim pela mesma Universidade (finalizado em 1993) e a última em Português-grego também pela UERJ, concluso em 1999. Realizou com aprovação três especializações lato sensu: uma em Língua e Literatura Latinas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), outra em Língua Portuguesa na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a mais recente em Língua Latina também na UERJ na qual também se especializou em latim cristão, medieval e renascentista. Tornou-se recentemente Doutor em Letras Clássicas pela USP (Universidade de São Paulo) em maio de 2011. Foi promovido a docente Adjunto de Língua e de Literatura latinas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui lata experiência na área de Letras Clássicas, com 16 anos de labor. Está apto a lecionar língua latina, literatura latina, língua grega, literatura grega, cultura clássica, filologia românica, língua portuguesa e áreas afins. Lecionou na UNIG, na Universidade Estácio de Sá, na Universidade Castelo Branco (UCB) e no Seminário São José de Niterói (primeiro docente de latim do Seminário), língua latina e grego koiné. O prof. Dr. Márcio Moitinha escreveu diversos artigos em periódicos nos Congressos e Simpósios de Letras Clássicas na UFRJ, UERJ, UFF e USP, já apresentou trabalhos na SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos) da qual é sócio, apresentando trabalhos também no Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e 107 Linguísticos da CIFEFIL, em Anais de Congressos, em minicursos e revistas como Principia e Philologus, todos em sua área acadêmica de pesquisa.

Come citare

RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha. ASPECTOS MORALIZANTES DAS FÁBULAS DE FEDRO. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, v. 1, n. 26, p. 69–76, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7683. Acesso em: 2 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos